Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA cria dois novos institutos: Reabilitação e Saúde e Computação

UFBA cria dois novos institutos: Reabilitação e Saúde e Computação

.
A Universidade Federal da Bahia tem duas novas unidades acadêmicas: o Instituto de Reabilitação e Saúde (IMRS) e o Instituto de Computação (IC), que tiveram seus pareceres de criação aprovados por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni) na reunião do dia 18 de junho.
 
Com os dois novos institutos, a UFBA passa a ter 34 unidades acadêmicas. Na reunião do Consuni, os conselheiros enalteceram, em suas manifestações, a importância de criar as novas unidades, atendendo às transformações sociais e à dinâmica do conhecimento, mas também enfrentando o atual contexto de restrições orçamentárias e ataques às universidades federais brasileiras.
 
Os dois novos institutos iniciarão suas atividades acadêmicas no prazo de 120 dias, em espaços de caráter provisório definidos pelas resoluções de criação, que dispõem também sobre departamentos, cursos, programas de pós-graduação e quantidades de professores e técnicos-administrativos.
 
O IMRS nasce incorporando dois cursos de graduação – fisioterapia e fonoaudiologia – e um programa de pós-graduação – Ciências da Reabilitação – alocados no Instituto de Ciências da Saúde (ICS).
 
O novo instiuto terá dois departamentos, que alocarão 41 docentes e 25 servidores técnico-administrativos. Provisoriamente, o IMRS funcionará nas casas de nº 47 e de nº 49, à rua Padre Feijó, no Canela, em Salvador.
 
 
O IC surge a partir do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística. O instituto terá dois departamentos – Ciência da Computação e Computação Interdisciplinar; três cursos de graduação – os bacharelados em ciência da computação e em sistemas da informação e a licenciatura em computação; e dois programas de pós-graduação – Ciência da Computação e Mecatrônica.
 
A nova unidade nasce com 43 docentes e 6 servidores técnico-administrativos e será sediado, em caráter provisório, no Pavilhão de Aulas Professor Alceu Hiltner (PAF-II), instalando-se em espaços destinados a atividades administrativas.