Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA dispõe de espaço físico adequado para oferta de até 150 mil vagas presenciais em 2022.1

UFBA dispõe de espaço físico adequado para oferta de até 150 mil vagas presenciais em 2022.1

.

A UFBA dispõe de espaço físico para oferta de até 150 mil vagas presenciais em componentes curriculares no semestre 2022.1, considerando salas, auditórios e laboratórios de informática adequados a parâmetros seguros de distanciamento entre pessoas vacinadas e a medidas protetivas necessárias em face da pandemia da Covid-19.

O  dado é resultado de um levantamento minucioso e exaustivo realizado pela Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sumai) da UFBA e evidencia a existência de condições para uma retomada segura de grande parte das atividades acadêmicas presenciais na Universidade, conforme estabelecido pela Resolução 07/2021 do Conselho Universitário, aprovada no dia 12 de novembro.

A estimativa leva em consideração a ocupação em até três turnos – conforme o regime de funcionamento de unidades, bibliotecas e pavilhões – da capacidade total de 9.831 postos simultâneos que a Universidade poderá oferecer em condições seguras, conforme aferido pelo levantamento da Sumai. Esse número, por sua vez, corresponde a 45,7% da capacidade habitual (pré-pandemia) das salas, auditórios e laboratórios de informática de toda a UFBA, em decorrência do cuidado necessário no processo de adequação dos espaços a parâmetros seguros para a realização de atividades presenciais.

Espaços sem condições adequadas de ventilação natural foram descartados – seus postos, portanto, não entram no cálculo da capacidade de vagas a ser ofertada em 2022.1. Assim, poderão ser ocupados somente 48,3% do total habitual das vagas em salas de aula da Universidade. Já auditórios e laboratórios de informática, por serem espaços com menor possibilidade de ventilação natural, terão sua ocupação ainda mais reduzida: a 31,9% do total de vagas habitual, no caso dos auditórios; e a 38,4%, no caso dos laboratórios.

A possibilidade de preenchimento de até 150 mil vagas presenciais em 2022.1 se aproxima das 154 mil vagas preenchidas no semestre 2019.1 (o último semestre equivalente realizado presencialmente), e é superior às 131 mil vagas preenchidas em 2021.2 (na modalidade remota). Contudo, essa estimativa não leva em conta o histórico de utilização diferenciada dos turnos e dias da semana pelas unidades e não computa a oferta de componentes na modalidade online em casos excepcionais, nos termos da Resolução 07/2021 do Consuni. Ademais, essa ocupação total pode não ser plenamente alcançada, tendo em vista a margem de ociosidade decorrente do não preenchimento da totalidade de vagas ofertadas na matrícula.

"Vale lembrar ainda que a atribuição de salas a cada componente curricular só é efetivada após o período de matrículas, que é quando se pode saber concretamente quantos estudantes se matricularam em cada disciplina", observa a superintendente de Administração Acadêmica, Nancy Vieira.

Parâmetros

Para as salas, auditórios e laboratórios computados no levantamento da Sumai – todos, portanto, dotados de janelas – considerou-se, para espaços com área de até 60 metros quadrados, um distanciamento mínimo de 1,3 metro para cada lado entre pessoas (ou 80 centímetros entre carteiras); e para espaços com mais de 60 metros quadrados, distanciamento de 1,2 metro para cada lado entre pessoas (ou 70 centímetros entre carteiras). Essas distâncias são superiores à distância de 1 metro entre pessoas atualmente recomendada pelo Ministério da Saúde, e a razão disso é o maior tempo de permanência das pessoas nos espaços de ensino, a possibilidade de movimentação entre as pessoas e a necessidade de falar que pode ocorrer em sala de aula. A título de comparação, de acordo com as normas técnicas normalmente adotadas (pré-pandemia) para definir a ocupação de espaços na Universidade, considera-se uma distância de 50 centímetros entre carteiras.

Os parâmetros de distanciamento entre pessoas utilizados no levantamento são menores do que a distância de 1,5 metro para cada lado entre pessoas estabelecida pelo Plano de Contingências e Medidas de Biossegurança publicado em dezembro de 2020, que vem orientando a realização de atividades excepcionais na Universidade. "Essa redução se explica por diversos fatores", observa o epidemiologista do Instituto de Saúde Coletiva e coordenador do Comitê de Assessoramento do Coronavírus na UFBA, Eduardo Mota. "O plano anterior foi elaborado quando caminhávamos para o pico da segunda onda da Covid-19, em dezembro de 2020, momento em que as taxas de incidência e de mortalidade eram elevadas e ainda não havia vacinas disponíveis no Brasil. Os novos parâmetros tomam por base a realidade atual, em que as taxas diárias de novos casos e mortes se encontram em níveis tão baixos quanto os do início da primeira onda, e a comunidade universitária estará com o ciclo vacinal completo."

Os novos parâmetros serão objeto de uma nova versão do Plano de Contingenciamento e Medidas de Biossegurança, a ser encaminhado em breve às unidades. Também serão encaminhados a cada unidade os dados do levantamento minucioso de utilização dos espaços realizado pela Sumai, levantamento que, enfim, deve subsidiar a conclusão do planejamento acadêmico.