O professor do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia, Antonio Ferreira Silva, está entre os melhores pesquisadores do país. O docente baiano figura na Lista Preliminar dos 13 professores que foram indicados à Cátedra CAPES/Universidade de Harvard 2013/2014. Ferreira que é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da UFBA, aguarda o resultado final que definirá quem será o contemplado para lecionar como professor sênior por 12 meses, na norte-americana Harvard University.
Diante do fato do professor ser o único indicado da área da Física/Astronomia e a pertencer a uma instituição do Norte-Nordeste, entre representantes de centros acadêmicos com uma forte tradição de internacionalização como USP, UFMG, UFRJ e Unicamp, são muitas as congratulações que chegam de várias partes do país, até mesmo do ex-ministro da Educação, Sérgio Rezende que também é físico. Ferreira considera a classificação preliminar como “motivo de honra, principalmente, por pertencer à UFBA, superando muitos pesquisadores/cientistas excelentes em todo o país que também se inscreveram para o programa”.
Para participar do Edital nº 054/2012 da CAPES, o professor Ferreira que é pesquisador nível 1A-CNPq, constatou que preenchia todos os requisitos, inscreveu-se e enviou planos de aula e projeto de pesquisa sobre Sistemas Magnéticos Diluídos.