Foi anunciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o resultado do edital do Prêmio Capes de Tese 2014. Entre os trabalhos destacados, a Universidade Federal da Bahia recebeu o prêmio principal na área de Artes/Música, com a tese “Práxis cênica como articulação de visualidade: a luz na gênese do espetáculo”, de Eduardo Augusto da Silva Tudella (Orientador: Ewald Hackler Junior) e na área de Letras/Lingüística com a tese “Dois tempos da cultura escrita em latim no Brasil: o tempo da conservação e o tempo da produção - discursos, práticas, representações, proposta metodológica”, de José Amarante Santos Sobrinho (Orientadores: Rosa Virgínia Mattos e Silva – in memoriam e Tânia Conceição Freire Lobo).
Receberam menções honrosas no Prêmio Capes também as teses de doutorado da UFBA nas áreas de História – "A mágoa de verhir esquecendo..." Escrita conventual feminina no Portugal do século XVII, autoria de Moreno Laborda Pacheco (Orientadora: Ligia Bellini); Psicologia – “Construindo continuidade frente a sucessivas rupturas: estratégias semióticas de reparação dinâmica do self”, autoria de Vívian Volkmer Pontes (Orientadora: Ana Cecília de Sousa Bittencourt Bastos) e Saúde Coletiva – “A gênese do programa de incentivo fiscal à alimentação do trabalhador (PIFAT/PAT)”, autoria de Jamacy Costa Souza (Orientadora: Lígia Maria Vieira da Silva).
O prêmio é outorgado às melhores teses de doutorado selecionadas em cada uma das 48 áreas da Capes nos cursos de pós-graduação reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Concorreram a esta edição as teses defendidas em 2013. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá no dia 10 de dezembro de 2014, em Brasília.