O registro da atuação significativa no cenário cultural e educacional baiano do Professor Emérito da UFBA, Edivaldo Boaventura, estará disponível ao público, a partir das 18h30 desta terça-feira (04/11), no lançamento do livro “Cidadão Prestante: entrevista biográfica com Edivaldo Boaventura por Sergio Mattos”. O evento que terá apresentação do professor Paulo Lima, também será uma homenagem pelas seis décadas de atuação intelectual do professor Boaventura que completou 80 anos de idade.
O volume publicado com o selo da Quarteto Editora foi elaborado pelo escritor, jornalista e professor aposentado da UFBA, Sérgio Mattos, a partir de várias entrevistas e checagem de fatos e datas, ao longo de oito meses de esforços para reconstruir a trajetória do menino do interior que se tornou professor universitário. A obra tem apresentação do presidente da Academia de Ciências da Bahia, Roberto Figueira Santos, prefácio da professora da Ufba Zilma Parente de Barros e do poeta Luiz Antonio Cajazeira Ramos.
O professor Edivaldo Boaventura
Edivaldo Machado Boaventura bacharelou-se em Direito (1959) e em Ciências Sociais (1969), doutorou-se e obteve a Livre Docência (1964) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Mestre (1980) e Ph.D. (1981) em Educação pela The Pennsylvania State University, EUA. Atuou no Direito, na docência, trabalhou em diversos órgãos públicos e foi juiz federal do trabalho . Integrou diversas instituições culturais e científicas da Bahia, além de escrever vários livros e ter forte atuação no Jornal A Tarde por cerca de quatro décadas. Clique aqui e saiba mais sobre a vida do docente.