O lançamento do livro Territórios da Bahia - regionalização, cultura e identidade, organizado pelo professor Angelo Serpa, contará com uma vasta programação cultural. No dia 18 de março, o livro será uma das obras do lançamento coletivo da EDUFBA, que acontece no Palácio da Reitoria da UFBA, no Canela, a partir das 18h.
No dia 25 de março, norteará a temática do Seminário “Territórios da Bahia”, das 9 às 18 horas, no Auditório B do Instituto de Geociências, da UFBA (Campus de Ondina). No evento também ocorrerá o lançamento simultâneo do DVD com os três vídeos-documentário da série “Territórios Sagrados” (produção do Grupo Terracult).
As atividades são promovidas pela Editora da Universidade Federal da Bahia e pelos Grupos de Pesquisa Espaço Livre e Terracult.
Sobre o livro
O livro “Territórios da Bahia - regionalização, cultura e identidade” é fruto de pesquisas sobre as políticas de desenvolvimento territorial e cultural, implementadas a partir de 2007 na Bahia, com uma nova regionalização do estado em territórios de identidade. Essas pesquisas mostram as especificidades da conjuntura espaço-temporal nas diferentes regiões analisadas, dando voz e vez aos agentes regionais envolvidos em cinco territórios de identidade: Metropolitano de Salvador, Vitória da Conquista, Recôncavo, Portal do Sertão e território do Sisal.
Os estudos de caso foram complementados por novos levantamentos, sobre os Pontos de Cultura e os Sistemas de Cultura municipais enquanto políticas específicas e sua implementação/gestão nos diferentes municípios e territórios, assim como sobre a especificidade do samba de roda como marcador e identificador regional do Recôncavo. No livro buscou-se problematizar as noções de cidadania, cultura, identidade e política, operacionalizando os conceitos de região, território e espaço sob um enfoque geográfico, explorando nas análises as articulações entre os agentes e sua atuação em escalas diferenciadas, enfatizando-se a importância da dimensão territorial para a consolidação de processos políticos que valorizem o exercício da cidadania na formulação de políticas de cunho regional.
Sobre o organizador e co-autor da obra:
Angelo Serpa é professor titular de Geografia Humana da Universidade Federal da Bahia (UFBA); bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq; editor da revista GeoTextos; docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Geografia e em Arquitetura e Urbanismo da UFBA; doutor em Planejamento Paisagístico e Ambiental pela Universität für Bodenkultur Wien, com pós-doutorado em Planejamento Urbano-Regional pela Universidade de São Paulo e em Geografia Cultural e Urbana realizado na Université Paris IV e na Humboldt Universität zu Berlin. É autor, coautor e organizador de diversos livros, entre os quais Lugar e mídia (2011) e O espaço público na cidade contemporânea (2007), publicados pela Editora Contexto, Cidade Popular (2007), Espaços Culturais (2008) e Visões do Brasil (2012), editados pela EDUFBA.
Sobre a série: A série Territórios Sagrados é uma realização do Grupo Terracult, que busca traçar um retrato das manifestações religiosas em Salvador e na Bahia, dando voz aos agentes envolvidos e evidenciando as repercussões dessas manifestações no cotidiano dos lugares onde estão inseridas. A série é composta por três vídeos-documentário: "Territórios sagrados: luta contra a intolerância religiosa" (2010), “As Comunidades de São Sebastião” (2011) e “Porto da Alegria” (2012). Os três vídeos-documentário reunidos foram concebidos como material didático-pedagógico para discussão e problematização dos aspectos sociais, culturais e políticos envolvidos nas manifestações religiosas documentadas, podendo ser útil como recurso didático complementar para professores de disciplinas do ensino médio e fundamental.
Programação
Dia 25 de março de 2015, auditório B do IGEO-UFBA
9 às 12h - Mesa Redonda 1:
Angelo Serpa - Professor do DGEO/POSGEO-UFBA
“Cidadania, Regionalização Institucional e Políticas Culturais nos Territórios da Bahia”
Caroline Bulhões Nunes Vaz - Geógrafa, mestranda em Geografia (POSGEO-UFBA)
“Estudo de caso: Território do Portal do Sertão”
Mateus Barbosa Santos da Silva - Graduando em Geografia da UFBA
“Estudo de caso: Território do Sisal”
13h30 às16h30h - Mesa Redonda 2:
Henrique Barros Neves de Araújo - Geógrafo, mestrando em Geografia (POSGEO-UFBA)
“Pontos de cultura: redes de articulação entre municípios e territórios”
Sérgio Silva Borges - Geógrafo, mestrando em Geografia (POSGEO-UFBA)
“Sistemas de cultura: estudos de caso nos territórios do Recôncavo e Metropolitano”
Caê Garcia Carvalho - Geógrafo, mestrando em Geografia (POSGEO-UFBA)
Renata Oliveira Silva - Graduanda em Geografia da UFBA:
“Samba de roda e identidades territoriais”
17 às 18h - Exibição do vídeo “Territórios sagrados: luta contra a intolerância religiosa”; Lançamento do livro “Territórios da Bahia” e da série “Territórios Sagrados”.
Serão emitidos certificados para aqueles que participarem de todas as atividades, assinando as listas de presença. Não serão realizadas inscrições antecipadas ou no dia do evento.