A prova da segunda Fase da X Olimpíada Baiana de Química (OBAQ 2015) acontecerá neste sábado (01/08), a partir das 14 horas. O exame será aplicado em 62 municípios do Estado da Bahia. Em Salvador, a prova será aplicada na Universidade Federal da Bahia, no Pavilhão de Aulas Professor Luiz Felippe Serpa, antigo PAF I, em Ondina.
O Programa Nacional Olimpíadas de Química é uma atividade permanente de extensão do Instituto de Química da UFBA e tem como objetivos estimular o ensino, o estudo e a pesquisa no campo da Química, e incentivar, através do ensino de química, o entrosamento entre professores da Universidade e professores e estudantes das escolas de ensino médio e tecnológico, além de descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da química.
Os participantes desta segunda fase foram selecionados, dentre os mais 14 mil alunos do ensino médio e tecnológico da primeira fase, os classificados na fase II representarão a Bahia nas Olimpíadas Norte-Nordeste e Brasileira de Química de 2016. Vale ressaltar que o acesso aos locais do exame deve ser feito a partir das 13h30. Os demais locais e outras informações podem ser consultadas no site da OBAQ (www.obaq.ufba.br).
A OBAQ destina-se a alunos do ensino médio e tecnológico (até o terceiro ano), regularmente matriculados em escolas públicas e particulares do Estado da Bahia. A atividade é organizada pela Associação Brasileira de Química (ABQ-Bahia), com o apoio do Instituto de Química da UFBA, Fapesb, CNPq, Fundação CEFETBAHIA, Brasilgás, Braskem e DOW.