Em clima de profunda consternação, a Universidade Federal da Bahia informa o falecimento do professor aposentado da Escola de Música, Horst Schwebel, cujo óbito aconteceu na madrugada desta quarta-feira, dia 30/09. O velório ocorrerá a partir das 08 horas da manhã desta quinta-feira (01/10) e o sepultamento será realizado às 11 horas, no Cemitério dos Alemães, na Federação.
O professor Horst Karl Schwebel tinha 80 anos, nasceu na Alemanha e realizou seus estudos musicais na Escola Superior de Música de Karlsruhe – Alemanha. Em 1958, foi contratado através de concurso para fazer parte do corpo docente dos então “Seminários Livres de Música” como professor de trompete e foi um dos precursores da Escola de Música da UFBA. Schwebel Desenvolveu intensa atividade no campo dos instrumentos de sopro, tendo criado o primeiro conjunto de metais do Brasil e foi o 1º trompete da Orquestra Sinfônica da UFBA (OSUFBA).
Em 1980, fundou a Banda Sinfônica da UFBA, foi membro de conselhos e ocupou diversas funções administrativas na Escola de Música da UFBA da qual foi Diretor de 2005 a 2009, quando, então, aposentou-se após 50 anos de trabalho. A convite do Departamento de Música Aplicada, continuou na universidade regendo a Banda Sinfônica e o Canto Coral. Horst Schwebel era pai do atual diretor da Escola de Música, o professor e também trompetista Heinz Karl Schwebel.
Toda a comunidade universitária estende condolências e solidariedade aos amigos e familiares enlutados diante de tão grande perda.