Início >> Ufba Em Pauta >> CEAO exibe documentário sobre obra de mestre do candomblé baiano

CEAO exibe documentário sobre obra de mestre do candomblé baiano

Filme homenageia Mestre Erenilton, da Casa de Oxumarê

 

O músico baiano Ney D´Oxossi lança em Salvador o documentário "Mestre Erenilton: A Voz que Chama os Deuses" ( 26 min. Fundação Palmares, edital Imagens da Memória), nesta quarta-feira (18/03), às 11h, no auditório do CEAO (Centro de Estudos Afro-Orientais) da FFCH/UFBA, no Largo Dois de Julho, no Centro.

O filme é uma homenagem de Ney - um dos melhores percussionistas da tradição musical Afro-Brasileira contemporânea - a seu pai, um dos mestres de atabaque mais respeitados da Bahia, profundo conhecedor dos cânticos sagrados das quatro principais nações do culto do candomblé: ketu, ijexá, jeje e angola. Ogã do terreiro Casa de Oxumarê, na Federação, Mestre Erenilton foi reconhecido em 2012 com o título de Mestre Popular da Assembleia Legislativa da Bahia. Ele faleceu no início do ano passado.

Após a exibição do documentário, que reúne entrevistas com anciãos e personalidades de alguns dos terreiros mais tradicionais de Salvador, Ney D´Oxossi participará de um bate-papo com o público, com a participação da professora Nubia Rodrigues, do Departamento de Antropologia da FFCH/UFBA, que organiza o evento.