Início >> Ufba Em Pauta >> Comissão Milton Santos de Memória e Verdade ouve primeiros depoimentos

Comissão Milton Santos de Memória e Verdade ouve primeiros depoimentos

TV UFBA acompanha e grava para documentário

 

Na tarde da última terça-feira (04 de fevereiro de 2014) aconteceu a primeira oitiva da Comissão Milton Santos de Memória e Verdade da UFBA. Membros da comissão, professores, estudantes e outros integrantes da comunidade universitária se reuniram no auditório da Faculdade de Comunicação para ouvir os primeiros depoimentos relatando ocorrências na Universidade no período da ditadura militar.

Presidente da comissão, o professor Othon Jambeiro abriu a oitiva e convidou o economista Manoel Castro, orador da turma de Economia da UFBA formada em 1964, ano do Golpe Militar, que foi o primeiro a falar. Depois dele, seguiram-se depoimentos do poeta José Carlos Capinan, então estudante de Direito, e do professor Dr. Amilcar Baiardi, estudante de Agronomia.

A TV UFBA esteve presente, gravando a sessão e registrando entrevistas com os três depoentes e também com o vereador Waldir Pires, que falou sobre a experiência de anos de exílio. O material coletado fará parte de um documentário da TV UFBA sobre a Comissão Milton Santos de Memória e Verdade.

As próximas oitivas da Comissão Milton Santos de Memória e Verdade da UFBA, formada pelos professores Othon Jambeiro Barbosa, Iracy Silva Picanço, João Augusto de Lima Rocha, Emiliano José da Silva Filho, Olival Freire Júnior e Ilka Bichara; os estudantes Leandro Coutinho Silva e Jéssica Santos de Jesus mais o servidor técnico-administrativo, Umberto Carvalho Bastos, estão previstas para os dias 11 e 18 de fevereiro, também às 14 horas, no auditório da Facom, no Campus de Ondina.