Hoje (12/08), a Rede Brasil Conectado – grupo formado por pesquisadores de universidades de todo o país, entre eles pesquisadores da Faculdade de Comunicação da UFBA – lança o questionário da “Pesquisa Nacional Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência” que envolve perguntas sobre o uso de redes sociais, dispositivos móveis e aplicativos com o objetivo de comparar resultados das diferentes regiões, a fim de conhecer a diversidade brasileira.
A pesquisa que na Bahia é liderada pelo Grupo de Pesquisa Recepção e Crítica da Imagem, coordenado pela professora Regina Gomes, enfatizará as plataformas digitais a fim de investigar as práticas, fluxos e rituais de jovens entre 18 e 24 anos na internet e pretende reunir respostas de milhares de pessoas. A página do questionário está disponível no site da Rede Brasil Conectado.
Através do estudo será possível mapear o consumo dos meios de comunicação, tendo seus resultados amplamente divulgados em 2015. Os interessados em obter mais informações podem acessar o http://redebrasilconectado.wordpress.com/
A pesquisa foi iniciada em 2012, tendo em suas atividades o mapeamento das práticas de consumo cultural e midiático de jovens da classe C, bem como suas atividades no Facebook. A Rede é coordenada pela professora Nilda Jacks, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e conta com equipes em 26 estados mais o Distrito Federal. Na Bahia, a rede atua em parceria com a Faculdade de Comunicação da UFBA.