O documentário "Atrás dos olhos" – produzido mediante parceria do Grupo de Pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS), coordenado pelo professor Leandro Colling, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e a Associação de Travestis e Transexuais de Salvador (ATRAS) – será pré-lançado às 19h desta quinta-feira (11/12), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, localizado no 2º subsolo do Palácio Tomé de Souza, no Centro Histórico.
A produção que foi viabilizada através do edital de culturas identitárias da Secretaria Estadual de Cultura, conta a história de travestis que ajudaram a fundar e manter a entidade ATRAS, criada em 1995. No evento de pré-lançamento também acontecerá uma homenagem na 2ª edição da entrega do Troféu Michele Marry, a pessoas que se destacaram nos últimos anos, na luta pela plena cidadania e direitos das pessoas travestis e transexuais.
A atividade é aberta ao público e ainda contará com apresentações performáticas. Mais informações podem ser obtidas em www.atrasba.org.
O filme
O documentário com 20 minutos de duração, foi dirigido por Fábio Fernandes, pesquisador do CUS, e André Araujo, que integra a equipe do coletivo de audiovisual do CULT (Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura). “Decidimos, desde o começo, não fazer um filme de caráter e formato institucional, mas que contasse histórias de pessoas, de como elas, em suas trajetórias singulares e marcadas por muita resistência, se dedicaram ao ativismo. Foi com esse espírito que concebi o título do filme, como uma metáfora dessas inúmeras e ricas narrativas ali guardadas nos olhos daquelas mulheres tão valentes e decididas a enfrentar um mundo transfóbico”, conta o diretor Fernandes.