Um artista inovador e multifacetado, autor de diversas obras em espaços públicos e privados de Salvador: Juarez Paraíso é o personagem do mais recente programa “Perfil”, produzido pela TV UFBA. O programa pode ser visto na home page da UFBA, ou clicando aqui.
Destaque da segunda geração de modernistas baianos e idealizador da Bienal da Bahia, o professor aposentado da UFBA Juarez Paraíso seguiu o conselho do pai e se formou em contabilidade, a fim de garantir um trabalho que lhe trouxesse o sustento - mas nunca exerceu a atividade. Continuou seguindo o seu instinto de artista, abrindo espaço para a experimentação e a pesquisa em seu trabalho nas artes plásticas.
Paraíso também é defensor enfático de políticas para a disposição de obras de arte em espaços públicos da cidade, não só visando a harmonia estética urbana, mas também como forma de popularização da arte. Autor de murais, passeios e diversas obras públicas em Salvador - algumas inclusive esquecidas e destruídas - , Juarez tem trabalhos representativos espalhados pela cidade, como o mural do Hospital Roberto Santos, a escultura do Parque de Pituaçu e o painel do Museu Geológico da Bahia.
Em narrativas conduzidas e apresentadas pelos próprios convidados, o programa "Perfil" traz sempre uma biografia resumida de figuras célebres no cenário cultural. Nas edições anteriores é possível conferir a história do ator e diretor Harildo Déda, da coreógrafa Lia Robatto e do poeta e compositor Capinan. Todos os programas disponíveis no canal da TV UFBA no Youtube.
*Com informações da TV UFBA