A segunda etapa do Estudo Longitudinal de Saude do Adulto - ELSA-Brasil entra em sua reta final, na Universidade Federal da Bahia. A expectativa é que até setembro, todos os dois mil participantes da Onda 2 do ELSA-BRASIL tenham realizado os exames e entrevistas previstos nesta etapa de acompanhamento à saúde do envolvidos.
O Estudo é uma pesquisa de coorte multicêntrica voltada para investigação de doenças crônicas, principalmente cardiovasculares e diabetes, na população brasileira e é desenvolvido em seis instituições de ensino superior brasileira, entre as quais a Ufba é a única representante da região Nordeste. Futuramente, virão outras ondas com novas pesquisas e mais exames na UFBA.
O ELSA-Brasil é financiado pelo Ministério da Saúde (Decit) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Finep e Cnpq. No Brasil, existem seis centros de investigação do ELSA. O centro daqui da Bahia está situado no bairro do Canela. Os outros cinco centros estão localizados na Fiocruz (Rio de Janeiro), USP (São Paulo), UFMG (Minas Gerais), UFRGS (Rio Grande do Sul) e UFES (Espírito Santo). A médica Greice Menezes, diretora executiva do ELSA-Brasil na Bahi, ressalta a importancia de se concluir o estudo junto as outros centros , pois assim estará honrando o compromisso com os financiadores e participantes. Mais informções podem obtidas através do site http://www.elsa.org.br/.