O IV SEHPOLIS – Seminário de História Política – acontece entre 06 e 09/10, no Campus de Ondina. O evento é realizado pela linha de pesquisa “Sociedade, Relações de Poder e Região”, do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH).
A proposta é reunir pesquisadores dedicados à História Política, dando visibilidade nacional às pesquisas realizadas por professores e alunos do PPGH/UFBA, visando fortalecer seus laços com estudiosos de outras universidades brasileiras, que também apresentarão trabalhos. Em sua quarta edição, o evento já reuniu centenas de professores e alunos de pós-graduação, que apresentaram resultados parciais ou finais de suas pesquisas, além de um público expressivo.
O tema desta edição é “História e Política: usos do passado, contingências e expectativas”. Ao longo do evento, serão proferidas três conferências, cada uma delas transitando por temas específicos da história colonial, imperial e republicana brasileira e, ao mesmo tempo, tocando nas grandes querelas que despertaram e despertam paixões políticas entre a história vivida e a história narrada.
No dia 06 de outubro, o professor Dr. Bryan McCann, da Universidade de Georgetown, um dos mais reconhecidos brasilianistas em atividade nos Estados Unidos, proferirá a conferência "As Agruras da Democracia: Brasil na época da redemocratização".
No dia 07 de outubro, o professor Dr. Luciano Raposo de Almeida Figueiredo, da Universidade Federal Fluminense, um dos historiadores brasileiros de maior relevo no campo de Brasil colonial, discorrerá sobre o tema “"Bahia de Todas as Revoltas: o motim do Maneta em Salvador (1710-1711)".
No dia 08 de outubro, a professora Kaori Kodama, da FIOCRUZ, apresentará a conferência com o título "As traduções de Louis Figuier no Brasil: vulgarizadores das ciências no último quartel do século XIX".