Uma análise da organização e das condições de trabalho das universidades federais e da UFBA, em particular, é a temática do livro “Alienação no Trabalho Docente? - O Professor no Centro da contradição" de autoria da Ouvidora e professora da UFBA, Denise Vieira da Silva, e que será lançado a partir das 15h do próximo dia 20/05, no Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades - CRH da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, no Campus de São Lázaro.
Publicada pela Quarteto Editora, a obra é resultado da pesquisa de doutorado da professora Denise e caracteriza as principais contradições e suas conseqüências para o ensino superior e produção científica decorrentes da aplicação das políticas neoliberais de estado e da estratégia de flexibilização e precarização do trabalho no âmbito da educação superior. Ao demonstrar a existência de um processo de alienação, também aponta para os caminhos emancipatórios do docente e da instituição universitária como um todo.
O lançamento do livro será precedido pela mesa redonda “Trabalho docente na UFBA: retrato, resistência e desafios” com a participação das professoras Graça Druck, Lana Bleicher e Denise Vieira. No momento, será apresentada uma síntese do livro e os desdobramentos em termos de resultados da pesquisa subseqüente sobre o trabalho docente. O encerramento se dará com sessão de autógrafos e coquetel.