O III Colóquio Internacional da Rede MUSSI, com o tema “As transformações do documento no espaço – tempo do conhecimento”, acontecerá na Universidade Federal da Bahia, de 10 a 12 de novembro. Esta é a primeira vez que a Bahia e a UFBA são escolhidas para realizar o encontro. O evento foi acolhido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, visa o intercâmbio acadêmico e cultural dos seus participantes e reforçará o desenvolvimento da área na Região Nordeste do Brasil.
Além de propor a discussão sobre documento, mediação, uso da informação e dos saberes, o Colóquio abordará sob diferentes visões disciplinares, os discursos sobre a cultura e o conhecimento no mundo atual. Os debates configuram-se como um espaço de diálogo no qual as questões científicas e práticas atravessam o campo temático da Rede MUSSI, ao discutir e divulgar as pesquisas com vistas a identificar as possíveis colaborações entre grupos, instituições, pesquisadores e estudantes. Para mais informações, acesse: www.coloquiomussi.ici.ufba.br
Rede MUSSI
A Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação – Rede MUSSI (Réseau Franco-Brésilien de Chercheurs em Médiations et Usages Sociaux des Savoirs et de l' Information) é destinada a promover encontros periódicos entre pesquisadores franceses e brasileiros, inseridos no campo de estudos da Ciência da Informação e áreas afins. Os interesses por temáticas de pesquisa associam aspectos epistemológicos, teóricos, metodológicos e práticos da informação aos interesses e necessidades da sociedade, incentivando a realização de mais um evento.
O I Colóquio Internacional da Rede MUSSI, Mediações e Usos dos Saberes e da Informação: um diálogo França – Brasil, realizou-se em 2008, no Rio de Janeiro (Brasil), com a promoção do ICICT/FIOCRUZ e do IBICT/MCT; em 2010, a I Jornada Científica Internacional, Mediações Documentárias: entre realidades e imaginários, na Université d’Avignon et des Pays de Vaucluse, em Avignon (França); o II Colóquio Internacional, Mediações e Hibridações: construção social dos saberes e da informação, em 2011, promovido pela Université Paul Sabatier, Toulouse 3, em Toulouse (França); e em 2012, a II Jornada Científica Internacional da Rede MUSSI, Redes e Processos Info-comunicacionais: mediações, memórias, apropriações, promovida pelo ICICT/FIOCRUZ, IBICT/MCT e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).