Os Cadernos Negros chegam a sua 37ª edição, reunindo poemas afro-brasileiros, inclusive de poetas baianos. Nesta edição, os Cadernos Negros homenageiam a escritora Carolina Maria de Jesus, que será tema de bate-papo com a professora Hildalia Fernandes, mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB e pesquisa sobre movimentos negros juvenis, em especial, o Hip-Hop, narrativas de professoras negras, cabelo como símbolo identitário e escrita feminina negra.
O evento que acontecerá neste sábado (28/03), às 17h, no Palacete das Artes, localizado no bairro da Graça, tem entrada franca e também contará com recital de poesias e apresentações musicais. Na ocasião, exemplares da nova edição dos Cadernos Negros estarão disponíveis para venda.
Carolina Maria de Jesus foi uma escritora brasileira que revelou com sua escrita a importância do testemunho como meio de denúncia sócio-política de uma cultura hegemônica excludente. Sua obra mais conhecida é “Quarto de Despejo”, com tiragem inicial de dez mil exemplares, que foram esgotados na primeira semana e foi traduzida em 13 idiomas.