O Serviço de Apoio Jurídico – SAJU da Faculdade de Direito da UFBA comemora 50 anos de criação com o evento “Pensando bem... um ciclo de debates promovido pelo SAJU” que acontece nos dias 1º e 02 de agosto.
Serão realizadas duas mesas-redondas na Faculdade de Direito da UFBA, sempre às 18h. No primeiro dia (01/08), o tema da mesa será: ‘Como se faz extensão na UFBA hoje” e debaterá a extensão na educação jurídica, o conceito de extensão popular e as políticas institucionais e contará com a participação da Pró-Reitora de Extensão da UFBA, Blandina Felipe Viana. A mesa também será composta por: Paulo Lima, ex Pró-Reitor de Extensão da UFBA; Raquel Cerqueira, bacharel em Direito e ex-integrante do SAJU; e representantes do Núcleo de Estudos e Práticas em Políticas Agrárias (NEPPA), grupo de extensão da universidade. No segundo dia (02/08) o tema será: “Turmas especiais de Direito para assentados e assentadas da reforma agrária como outra possibilidade de educação jurídica e estarão presentes os professores da UEFS Cloves Araújo, Pedro Diamantino e Marília Lomanto.
Criado em maio de 1963, o Serviço de Apoio Jurídico (SAJU) se inspirou na entidade de mesmo nome e função existente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde a década de 1950. Com as portas fechadas durante a Ditadura Militar, o SAJU foi reaberto no final da década de 1980. O Serviço foi o primeiro projeto de extensão da UFBA, ganhado, em 1999, o prêmio da Universidade Destaque em Extensão. Atualmente, o SAJU possui mais de 100 estudantes, sendo o maior programa permanente de extensão da instituição.
Para saber mais sobre o projeto, acesse o Blog do SAJU.