A Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (SUMAI/UFBA), através de contrato com empresa especializada, vem realizando coletas de resíduos químicos em suas unidades para encaminhamento dos mesmos ao aterro industrial de resíduos perigosos. A iniciativa é desenvolvida por meio do núcleo de ações ambientais da Coordenação de Meio Ambiente da SUMAI.
No fim da semana passada (dias 20 e 21 de março) foram realizadas as coletas em dois laboratórios da Politécnica, nos Institutos de Biologia, Geociências e Química, bem como na Faculdade de Farmácia. Na oportunidade foram coletadas quase 11 toneladas de resíduos químicos, muitos dos quais estavam acumulados há décadas. Nesta coleta o maior responsável pela produção foi a Faculdade de Farmácia, com mais de 4 toneladas de resíduos. A próxima coleta está sendo prevista para o mês de maio e deverá abranger outras unidades, entre elas o Instituto de Ciências das da Saúde (ICS).
Na primeira coleta realizada, em novembro de 2014, a expedição do resíduo foi feita apenas pelo Instituto de Química, o qual sozinho encaminhou aproximadamente 13 toneladas de resíduos químicos, suficiente para preencher totalmente o veículo de transporte. No dia 16 de março foi realizada a coleta no Instituto Multidisciplinar em Saúde – Campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista. Na unidade foram coletados mais de 700 kg de resíduos químicos.