A UFBA anuncia nesta quarta-feira (20/01) um conjunto de editais e chamadas públicas voltado ao apoio a atividades de extensão, iniciativas artísticas e publicação de livros. Direcionada aos estudantes, servidores, pesquisadores e docentes, bem como aos museus e grupos artísticos institucionais ligados à Universidade, a ação é uma das mais importantes do calendário comemorativo dos 70 anos da UFBA. O anúncio acontece às 17h, na antessala do Gabinete do Reitor, durante o V Festival de Livros e Autores da UFBA.
Entre os editais de apoio à Extensão, concebidos pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), a novidade é a ênfase na produção, experimentação e apresentação de produtos e atividades artísticas, contemplando formatos e linguagens diversificados, valorizando a capacidade criativa e de realização da UFBA no campo das Artes - forte marca da Universidade ao longo de seus 70 anos.
Dos sete editais da PROEXT, cinco são inéditos: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística (PIBIARTES); Apoio à Experimentação Artística; Apresentação Artística e Cultural; Programa de Apoio à Extensão Docente (PAEXDoc); e Programa de Artista Visitante. Outros dois editais já existentes - de Apoio à Organização de Eventos Estudantis e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIEX) - serão relançados (veja detalhes abaixo). Os editais e chamadas da PROEXT entrarão em vigor no dia 17/02, quando serão detalhados os valores, prazos e modalidades de inscrição.
A Edufba também anunciará no evento o Edital Publicação 2016 - Coleção 70 anos, que terá quatro modalidades: Dramaturgia, Memorial, Edição de Livros e E-livro (clique nos links para ter acesso aos detalhes de cada modalidade).
>>>>>
Saiba mais sobre os editais PROEXT:
1. Apoio à Organização de Eventos Estudantis
Objetivo: promover a prática estudantil de organização de eventos acadêmico-culturais e a vitalização da vida cultural universitária por meio do incremento da agenda de eventos na UFBA. Visa apoiar propostas de realização de atividades eventuais e transitórias de caráter acadêmico-cultural.
2. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão - PIBIEX
Objetivo: promover a iniciação de estudantes no desenvolvimento de atividades de extensão, por meio da concessão de bolsa para participação orientada em projetos docentes de produção técnica cultural associada à atividades de ensino e pesquisa que promovam articulação com a sociedade.
3. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística - PIBIARTES (novo)
Objetivo: promover a iniciação de estudantes de artes na prática profissional das Artes, por meio da concessão de bolsa para participação orientada em projetos docentes de composição, montagem cênica e exposição pública de autoria de docentes e/ou servidores artistas da Área V e Bacharelado Interdisciplinar em Artes.
4. Apoio à Experimentação Artística (novo)
Objetivo: promover a prática da experimentação artística de estudantes de Artes (Belas Artes, Dança, Música, Teatro e Bacharelado Interdisciplinar em Artes) visa apoiar propostas de processos compositivos experimentais quanto a técnicas, métodos e linhas estéticas, de autoria dos estudantes de graduação que estejam cursando a partir do 3º semestre, com apoio tutorial de docentes de qualquer Unidade acadêmica escolhidos pelos proponentes.
5. Apresentação Artística e cultural (novo)
Objetivo: promover a prática artística e cultural da comunidade UFBA e a vitalização da vida cultural universitária. Visa apoiar propostas de apresentação pública de produção artística cultural já desenvolvida por estudantes de graduação de qualquer área e servidores técnico-administrativos regularmente matriculados na UFBA, para integrar a programação comemorativa dos 70 anos da UFBA, a ser composta conjuntamente com os selecionados de acordo com os parâmetros gerais da agenda oficial. As propostas são selecionadas por Comissão instituída pela PROEXT e composta por docentes, servidores e estudantes.
6. Programa de Apoio à Extensão Docente – PAEXDoc (novo)
Objetivo: promover a prática da extensão docente, por meio de apoios a propostas de desenvolvimento de processos de produção técnica cultural que promovam articulação com atividades de ensino e pesquisa, promovam interação com a sociedade. O PAEXDoc desdobra-se em 3 linhas de apoio, correspondentes a diferentes estágios de consolidação da prática extensionista dos docentes:
>> turbulências: linha dedicada a docentes recém-ingressados na UFBA ou iniciantes na prática da extensão universitária, visa apoiar propostas de experimentação dos formatos, métodos, técnicas, processos e dinâmicas da produção e difusão de conhecimento em extensão, como teste de hipóteses não condicionadas a índices de sucesso;
>> variações: linha dedicada a docentes já experientes na prática da extensão universitária, visa apoiar a continuidade de propostas já testadas e/ou regularmente executadas, promovendo variações dos seus termos ou rumos, de modo a produzir diferentes reverberações aos seus impactos e consequências;
>> ressonâncias: linha dedicada à difusão de resultados dos projetos de extensão concluídos, visa apoiar a divulgação científica dos conteúdos produzidos pelas ações de extensão apoiadas por editais da UFBA, por meio da publicação de artigos e notas técnicas na Série de livros UFBA EXTENSA, editada pela Pró-Reitoria de Extensão em parceria com EDUFBA.
7. Programa de Artista Visitante (novo)
Objetivo: promover a participação qualificada de artistas e profissionais da cultura nacionais e internacionais em projetos coordenados por docentes da UFBA integrantes de grupos de pesquisa das Unidades de Belas Artes, Dança, Música, Teatro, BI-Artes, Comunicação, Letras e Arquitetura. Visa apoiar o desenvolvimento de processos artísticos e/ou interdisciplinares nomeados "ateliês experimentais", por meio da concessão de auxílio-estadia aos visitantes e taxa de bancada aos projetos selecionados. A participação nos ateliês experimentais é obrigatória aos estudantes contemplados no Programa de Apoio à Experimentação Artística, e aberta a estudantes, docentes e técnicos selecionados pelo proponente e o visitante. Os grupos artísticos institucionais da UFBA – Grupo de Dança Contemporânea, Companhia de Teatro, Orquestra Sinfônica, Madrigal e Galeria Cañizares – serão contemplados pelo PAV em sistema de cota associada ao Programa de Apoio Direto às Artes da PROEXT. E os Museus da UFBA – MAFRO, MAE, MAS – serão contemplados pelo PAV como parte do Programa de Apoio a Museus da PROEXT.