O pedido de criação de uma Universidade Federal no Sudoeste da Bahia, a partir da estrutura já existente no Campus Anísio Teixeira da UFBA, em Vitória da Conquista, foi formalizado pela Universidade Federal da Bahia ao Ministério da Educação, na última segunda feira (11/08). O desmembramento do Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS-CAT) já foi aprovado pelo Conselho Universitário da UFBA.
O projeto da nova universidade e o requerimento foram protocolados oficialmente e entregues ao secretário executivo do MEC, Luís Cláudio Costa, pela reitora da UFBA, professora Dora Leal. Na ocasião, estavam presentes o senador Walter Pinheiro, os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, Orlando Caíres e Romilson Nunes, diretor e representante dos servidores técnicos do Campus Anísio Teixeira, respectivamente.
Na oportunidade, o secretário executivo do MEC destacou a iniciativa da Reitora Dora Leal como bastante “profícua e realizadora”. O encontro também contou com a participação da diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, Adriana Rigon.