A Universidade Federal da Bahia inaugura nesta terça-feira, dia 8 de setembro, às 9h30, o espaço Lugares de Memória, um centro voltado para a guarda e preservação de obras literárias escritas por personalidades do mundo acadêmico, do acervo de bibliotecas particulares doadas à universidade, além de material relacionado com o Memorial e Arquivo Histórico da UFBA. A inauguração é uma das atividades que marcam o dia do UFBA Cultural. Nesta manhã, serão também inaugurados pelo reitor João Carlos Salles o Posto de Atendimento ao Estudante e os Galpões de Manutenção
Localizado no terceiro piso da Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa, no Campus de Ondina, o Lugares de Memória será ainda integrado pelas coleções originarias do Centro de Estudos Baianos, criado em 1941. O espaço poderá ser acessado por pesquisadores, professores e estudantes, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Como se tratam de obras raras, a consulta só poderá ser feita no próprio local, com acompanhamento de funcionários do centro, mediante o preenchimento de ficha de inscrição.
Entre as bibliotecas doadas, estão as que pertenceram ao ex-reitor Miguel Calmon, ao professor Roberto Santos e ao educador Anísio Teixeira. Integram ainda o acervo as coleções de professores, historiadores e estudiosos da Bahia como Frederico Edelweis, Carlos Ott, Cícero Dantas, José Calazans, Pinto de Aguiar e Luís Henrique Dias Tavares. Abaixo, a relação das principais coleções:
- Coleção Frederico Edelweiss - Professor da UFBA. Composta de 14.876 livros, 980 títulos de periódicos, incluindo o arquivo pessoal do referido professor. É um acervo de reconhecida raridade, com livros dos séculos XVI ao XX, abordando variados assuntos das áreas de Antropologia, História do Brasil e da Bahia, Linguística, Religião, Viagens e afins.
- Coleção Cícero Dantas - Médico e deputado estadual. Doada pela família, em 1981, é uma coleção constituída de aproximadamente 2.400 livros de História, Política e Literatura.
- Coleção Pinto de Aguiar - Economista e professor da UFBA Doada pela família em 1981, é um acervo bibliográfico composto de 12.000 livros e 385 fascículos de periódicos, de caráter eclético e multidisciplinar. Abrange as áreas de Ciências Sociais, Economia, Política, Sociologia, Literatura, História e temas humanistas de modo geral.
- Coleção José Calazans - Advogado e professor da UFBA Integrada ao CEB em 1983 é uma coleção constituída de aproximadamente 5.000 livros, 186 fascículos de periódicos, quadro, peças tridimensionais, recortes de jornais, fotos e documentos de arquivos sobre a Revolta de Canudos.
- Coleção Carlos Ott - Professor da UFBA Foi recebida por doação da família, em 1997. Tem aproximadamente 1.000 livros, 228 fascículos de periódicos e documentos de arquivos sobre Arqueologia, Arquitetura Religiosa, Arte, História da Bahia, Religião.
- Coleção Luís Henrique Dias Tavares - Historiador e professor da UFBA. Doada em 2008, tem documentos pessoais e, aproximadamente, 2.040 livros, 113 fascículos de periódicos, abordando temáticas de História Geral e História da Bahia.