Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA incentiva 62 projetos de jovens pesquisadores, mais de 50% além do previsto

UFBA incentiva 62 projetos de jovens pesquisadores, mais de 50% além do previsto

.

O edital JovemPesq (Programa de Apoio a Jovens Pesquisadores) contemplou 62 projetos, 22 a mais em relação ao previsto, face à grande demanda e qualidade das propostas apresentadas por docentes e técnicos da comunidade universitária com doutorado concluído há até cinco anos. A cerimônia de implementação foi realizada no dia 02 de dezembro, na sala dos Conselhos da Reitoria.

"Conseguimos identificar e reconhecer recém-doutores de nossa instituição e buscamos ajudá-los a consolidar suas atividades, ampliando sobremaneira a base de pesquisadores da UFBA", comentou o Prof. Ronaldo Lopes Oliveira, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA.

No total, foram inscritos 147 projetos. As propostas abrangeram diferentes áreas do conhecimento, com destaque para as Ciências da Saúde (32), Ciências Exatas e da Terra (23), Ciências Humanas (22), Engenharias (16), Linguística, Letras e Artes (14) e Ciências Sociais Aplicadas (14). Docentes e técnicos dos campi de Salvador, Camaçari e Vitória da Conquista tiveram projetos aprovados, abrangendo um total de 23 unidades acadêmicas, além de 2 unidades administrativas/estruturantes.

"Incrível a camada de jovens que temos, ansiosos por apoio para seus projetos de pesquisa iniciais na nossa UFBA. Ficamos muito felizes em poder contribuir com tais estudos e igualmente percebemos o contentamento dos jovens pesquisadores, a maioria deles prestes a gerenciar seus primeiros projetos", destaca a professora Olívia Oliveira, coordenadora de pesquisa da PRPPG, sobre o primeiro encontro com os pesquisadores selecionados.

O JovemPesq é um edital voltado a incentivar servidores docentes e técnico-administrativos da UFBA com doutorado concluído há até cinco anos a submeterem projetos de pesquisa a editais de agências oficiais de fomento, estimular a produção e publicação de artigos científicos, fomentar a inserção de jovens pesquisadores(as) em Programas de Pós-Graduação da Universidade e e promover capacidade de liderança do(a) jovem pesquisador(a). Além dos 40 beneficiários planejados incialmente pelo Programa, mais 22 propostas foram aprovadas após terem sido recomendadas pelo Comitê Avaliador. O edital oferece auxílios de até R$ 10 mil a cada projeto.