Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA promove treinamento em primeiros socorros

UFBA promove treinamento em primeiros socorros

.
A Universidade Federal da Bahia promove um treinamento em primeiros socorros voltado à capacitação para reconhecimento de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC), oferta de Suporte Básico de Vida (SBV) e manobras de desobstrução de vias aéreas em adultos e crianças. A ação faz parte do projeto de extensão Kids Save Lives Brasil e terá suas primeiras sessões de capacitação, com duração de quatro horas cada, nos dias 14 e 15 de outubro. A formação acontecerá duas vezes a cada mês, até novembro de 2023, podendo formar até 1.500 pessoas, entre professores, estudantes, técnicos, terceirizados e familiares da comunidade universitária. As inscrições deverão ser realizadas no site www.kidssavelivesbrasil.ufba.br.
 
O reconhecimento precoce dos casos de infarto e AVC e algumas manobras práticas que qualquer pessoa é capaz de realizar são fundamentais para aumentar as chances de os pacientes sobreviverem, ressalta a professora e médica Liana Azi, da Faculdade de Medicina (FMB) da UFBA, uma das organizadoras da ação, junto com o também professor da FMB André Gusmão. A ação tem apoio da Reitoria e de cinco ligas médicas da Universidade: LAAF - Liga Acadêmica de Anestesiologia e Farmacologia, LACET - Liga Acadêmica de Cirurgia em Emergência e Trauma , LATIN - Liga Acadêmica de Terapia Intensiva, LIAP - Liga Acadêmica de Pediatria, LAEME - Liga Acadêmica do Trauma e Emergências Médicas, além da Monitoria da Disciplina de Urgências e Emergências da Faculdade de Medicina da Bahia. 
 
Segundo Azi, parte das paradas cardíacas podem ser revertidas a partir do reconhecimento e tratamento adequado. Ela ressalta a importância do suporte básico de vida, que deve ser prestado até a chegada do suporte com recursos mais avançados - este sim devidamente habilitado a prestar o atendimento adequado. "Todas as vezes em que se identificar situações de gravidade, é preciso entrar em contato com a SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência", salienta. 
 
O curso adota o formato padrão da Kids Save Lives, uma ação internacional voltada à capacitação de socorristas replicada em muitos países e endossada pela Organização Mundial da Saúde (leia mais abaixo). O treinamento será composto de uma parte teórica, em que serão abordados conceitos médicos através uma linguagem acessível para que todos possam compreender noções básicas para a realização da parte prática, que promoverá o treinamento de manobras como massagem cardíaca e procedimentos para a desobstrução de vias aéreas em casos de engasgos, tanto em adultos quanto em crianças. Esses procedimentos fazem parte do treinamento em Suporte Básico de Vida, que será desenvolvido com manequins do Laboratório de Habilidades da Faculdade de Medicina, simulando inclusive a utilização de desfibriladores.
  
O nome em inglês do projeto de treinamento faz referência direta às crianças, também capazes de salvar vidas quando capacitadas, e aponta a importância de treinar e compartilhar as informações com as crianças também. "80% das paradas cardíacas acontecem fora do ambiente hospitalar e são testemunhadas por leigos. Quase todo mundo conhece alguém que já teve algum problema desses. Muitas vezes acontece de as pessoas não saberem o que fazer", conta Azi, que reforça a contribuição do treinamento oferecido para a aumentar as chances de os pacientes sobreviverem.
 
Os participantes terão direito a Certificado UFBA. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: kids.ufba@gmail.com
 
Kids Save Lives Brasil
 
O projeto Kids Save Lives Brasil reúne estudantes, pesquisadores e professores universitários, voluntários-instrutores da sociedade geral e instituições parceiras, sob coordenação nacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
 
O Kids Save Lives foi criado em 2012, na Itália e na Alemanha. Foi endossado pela Organização Mundial da Saúde em 2015, e teve início no Brasil no ano de 2017, com apoio do International Liaison Committee on Resuscitation, European Resuscitation Council, World Restart a Heart.
 
A iniciativa tem propósito de desenvolver e difundir para leigos orientações e ações iniciais em AVC agudo, parada cardiorrespiratória não traumática, infarto agudo do miocárdio, afogamento e engasgo total no adulto, na criança e no bebê. No Brasil, o projeto já realizou mais de 4.339 treinamentos de crianças, adolescentes e adultos da rede de ensino fundamental, médio e superior.
 
Serviço
 
Curso de noções básicas em primeiros socorros - Kids Save Lives Brasil
O quê: Curso de capacitação em reconhecimento de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC), Suporte Básico de Vida e tratamento da obstrução de vias aéreas (engasgo) em adultos e crianças.
Onde: Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa PAF I – Salas 05, 06, 21 e 22.
Limite de alunos por turma: 50 pessoas
Modalidade: presencial
Carga horária: 4 horas 
Quando: Duas vezes por mês, até novembro de 2023, sempre sexta (das 14h às 18h); ou sábado (das 8h às 12h). Primeiras sessões: 14 e 15 de outubro.
 
Confira a programação completa de datas:
 
14 ou 15 de outubro de 2022
21 ou 22 de outubro de 2022
04 ou 05 de novembro de 2022
02 ou 03 de dezembro de 2022
06 ou 07 de janeiro de 2023
03 ou 04 de fevereiro de 2023
03 ou 04 de março de 2023
31 de março ou 01 de abril de 2023
05 ou 06 de maio de 2023
02 ou 03 de junho de 2023
07 ou 08 de julho de 2023