A cerimônia de premiação dos vencedores baianos da Olimpíada Brasileira de Física de 2012 acontece neste sábado, dia 06 de abril às 14horas, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. O evento será aberto com a palestra “Universo Desconhecido”, ministrada pelo professor do Instituto de Física da UFBA, Cássio Magalhães Pigozzo. A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um projeto da Sociedade Brasileira de Física, voltado para estudantes do Ensino Médio e dos dois últimos anos do Ensino Fundamental, de Escolas Públicas e Particulares, e que conta com o apoio do CNPq.
A OBF é um evento nacional. Na Bahia é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFBA, em parceria com as demais universidades públicas do estado - UNEB, UEFS, UESB, UESC, UNIVASF, UFRB e IFBA. A Bahia tem tido uma participação expressiva tanto de escolas quanto de estudantes em todo estado, nas três fases dessa olimpíada. Foram inscritos na primeira fase 46 mil estudantes em 91 municípios baianos, de um total de 650 mil alunos em todo país. Para a segunda fase foram classificados 1700 estudantes baianos e, para a 3ª fase foram 114 estudantes classificados da Bahia. Essa Olimpíada, em que os alunos fazem provas teóricas e experimentais, tem dentre seus objetivos despertar e estimular o interesse pela Física e pela Ciência em geral, proporcionar desafios aos estudantes e aproximar a Universidade do Ensino Médio e Fundamental.
Além das provas e desafios, a OBF seleciona e prepara as equipes brasileiras para duas olimpíadas internacionais de Física: a Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF), que participam os países da América Latina, Portugal e Espanha, em que o Brasil tem se destacado nos primeiros lugares. Em 2012, na Espanha, a equipe brasileira foi campeã com os nossos quatro estudantes conquistando duas medalhas de Ouro, uma de Prata e uma de Bronze. Já na International Physics Olympiad (IPhO), em que participam países de todo o mundo, o Brasil em 2012 conquistou, pelo segundo ano consecutivo, uma medalha de Ouro. A equipe brasileira, competindo com estudantes de 81 países, trouxe da Estônia uma medalha de Ouro e três medalhas de Bronze.
Na cerimônia de premiação serão entregues medalhas de Ouro, Prata, Bronze e Menção Honrosa aos vencedores da Olimpíada Brasileira de Física de 2012, e certificados aos professores pelo desempenho dos alunos. A lista com os premiados encontra-se nosite www.obfba.fis.ufba.br e mais informações podem ser obtidas no Instituto de Física com a Profa. Maria das Graças Martins, coordenadora da OBF, e na página nacional da OBF (www.obf.org.br)