A programação do XI ENECULT prossegue nos próximos dias, apresentando o simpósio Políticas Culturais e Universidades, coordenado pelo professor Albino Rubim (IHAC/UFBA). O simpósio acontece nos dias 13 e 14 de agosto, das 9h às 12h, no auditório do PAF III da UFBA (Campus Ondina) e vai discutir políticas e planos culturais para conectar e empoderar a atuação das universidades no campo cultural.
As instituições universitárias têm um papel relevante para as políticas culturais e a vida cultural no Brasil e no mundo e são vitais para a realização de críticas, estudos e pesquisas, atividades culturais de extensão, formação de pessoal em cursos de extensão, graduação, especialização e pós-graduação e assessoria ao desenvolvimento de programas e projetos culturais na sociedade. Apesar de programas recentes dos Ministérios da Educação e da Cultura, essas e outras possibilidades, entretanto, não têm sido utilizadas em toda sua intensidade, inclusive porque as universidades brasileiras até hoje não dispõem de políticas culturais próprias, que articulem e potencializem suas intervenções.
Programação:
13/08 – Estudos, formação, pesquisa E extensão em cultura nas universidades. Expositores: Juana Nunes (Minc) e Márcio Meira (MEC).
14/08 – Políticas culturais para as universidades.
Expositores: Isaura Botelho (SP) e Albino Rubim (UFBA).
Debatedores: Eloise H. Livramento Dellagnelo (Universidade Federal de Santa Catarina), Emiliano Fuentes Firmani (Universidade Nacional de Três de Fevereiro – Argentina), Evelina Hoisel (Universidade Federal da Bahia e Academia de Letras da Bahia), Fátima Makiuchi (Universidade de Brasília), Franco Morán (Universidad Nacional de Córdoba – Argentina), Hebe Alves (UFBA), Itana Maria Gimenes (Universidade Estadual de Maringá), Ivânio Lopes de Azevedo Júnior (Universidade Federal do Cariri), José Castilho Marques Neto (Minc e Unesp), José Márcio Barros (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), Kennedy Piau Ferreira (UEL), Laura Bezerra (UFRB), Leonardo Costa (UFBA), Lia Calabre (Fundação Casa de Rui Barbosa), Luiz Carlos Laurentiz (Universidade Federal de Uberlândia), Milene Gusmão (UESB), Renata Veras (UFBA), Pedro Vasconcelos (Minc) e Sérgio Farias (UFOB).