A obra “Prisões numa abordagem multidisciplinar”, organizada por Maria Thereza Ávila Dantas Coelho e Milton Julio de Carvalho Filho e publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), tem lançamento marcado para a próxima quinta-feira (dia 3 de maio), às 17h30. O evento integra a programação do III Seminário de Estudos Prisionais, Controle Social e Violência, que ocorre no Auditório da Escola Politécnica da UFBA. Na ocasião, os autores recebem o público para autógrafos e a obra pode ser adquirida por um preço especial de lançamento.
Este livro tem como principal objetivo colaborar com as discussões sobre o sistema prisional brasileiro e a reforma iniciada no século XIX. Resultado das reflexões de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, os artigos deste livro destinam-se aos estudantes, gestores e trabalhadores que lidam, de alguma forma, com a questão do sistema prisional do Brasil.
As abordagens do assunto de Prisões numa abordagem multidisciplinar passam por campos como o da Medicina, da Administração e da Sociologia, oferecendo ao leitor a possibilidade de conhecer e questionar aspectos históricos, sociais e econômicos do contexto contemporâneo do sistema prisional brasileiro. Nos artigos, são problematizadas questões como o crescimento mundial do número de prisioneiros, a participação privada na gestão das prisões, o perfil dos agentes penitenciários e a construção da identidade neste entorno.