Início >> Ufba Em Pauta >> Olimpíada Brasileira de Física 2011 entrega prêmios neste sábado

Olimpíada Brasileira de Física 2011 entrega prêmios neste sábado

Solenidade acontce no Palácio da Reitoria da UFBA

A solenidade de premiação dos vencedores da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP 2011) acontece neste sábado, 24 de novembro, a partir das 14h, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. Na ocasião será proferida a palestra “Pré-Sal e Desenvolvimento Sustentável”, pelo físico Prof. Dr. Elias Ramos de Souza, Superintendente de Planejamento e Pesquisa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). 

Cerca de 120 estudantes baianos, do Ensino Médio e última série do Ensino Fundamental, receberão medalhas de Ouro, Prata e Bronze conquistadas na OBFEP 2011. A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas visa à valorização da escola pública, à melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência em geral, e pela Física em particular.

A OBFEP foi criada em 2010 como projeto piloto que contou com a participação de 41 mil estudantes em quatro estados: Bahia, São Paulo, Piauí e Goiás. Da Bahia, foram inscritos 13 mil estudantes de 219 escolas. Em 2011, ainda como projeto piloto, participaram 46mil estudantes dos quatro estados citados, mais Maranhão e Mato Grosso, sendo 13mil baianos. Em 2012, já como projeto Nacional, a OBFEP passou a realizar duas fases com a aplicação de provas teóricas e experimentais, contando com a participação de Hum Milhão e Duzentos Mil estudantes, sendo 78 mil baianos de 170 municípios. A OBFEP é um projeto da Sociedade Brasileira de Física que tem o apoio do MCTI. Na Bahia, essa olimpíada é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFBA, em parceria com as universidades públicas do Estado, UNEB, UEFS, UESB, UESC, UNIVASF e UFRB, através de coordenações regionais.

Mais informações podem ser obtidas com a coordenadora estadual da OBFEP, Profa. Maria das Graças R. Martins, do Instituto de Física da UFBA, pelo telefone (71) 3283-6610 ou na página www.obfba.fis.ufba.br e no site da OBFEP Nacional (www.obfep.org.br).