Início >> Ufba Em Pauta >> Encontro Internacional debate preservação do patrimônio

Encontro Internacional debate preservação do patrimônio

FAUFBA e IAB estão à frente do evento

Repensar formas de viver em todas as partes do mundo é a reflexão que norteará os debates do ArquiMemória 4 - Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Edificado que acontece de 14 a 17 de maio de 2013 e recebe arquitetos mundialmente premiados, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.  Esta edição do evento  que é promovida pela Faculdade de Arquitetura (FAUFBA) e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (PPG-AU/UFBA) em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil-Departamento da Bahia (IAB-BA), conta com a presença de participantes responsáveis por intervenções em importantes espaços urbanos no mundo. 

Tendo como tema central “A dimensão urbana do patrimônio”, o ArquiMemória 4 coloca em discussão as diversas relações entre as cidades e seu patrimônio construído, apresentando exemplos bem sucedidos de requalificação urbana e reabilitação arquitetônica em lugares como Barcelona, São Paulo, Montevidéu, Lisboa, Madri, Buenos Aires, Roma e Quito. Entre os questionamentos, os novos usos a edificações históricas desocupadas, como fortificações e fábricas, de que forma os hotéis de luxo e habitação de interesse social podem contribuir para redinamizar áreas históricas abandonadas e modificar a vida dos moradores. 

Programação 

Na abertura do evento, acontece palestra do arquiteto português Gonçalo Byrne, autor de projetos nas áreas cultural e do patrimônio edificado como a remodelação urbana de São Martinho do Porto; o Teatro Thalia, em Lisboa e a adaptação do antigo Hospital de S. Teotónio da Santa Casa de Misericórdia em Pousada de Portugal, em Viseu, entre outros. 

Além de Byrne, o encontro contará com as palestras do arquiteto italiano Marco Dezzi Bardeschi, dos espanhóis Antoni González Moreno-Navarro e Emilio Tuñón, do uruguaio Mariano Arana e de Nelson Dupré, arquiteto brasileiro, autor das intervenções realizadas no Teatro Municipal de São Paulo e na Estação Júlio Prestes para a criação da Sala São Paulo de Concertos. 

O interesse pelo assunto atraiu centenas de profissionais e estudiosos que submeteram seus trabalhos a uma comissão científica coordenada pelo professor da Faculdade de Arquitetura da UFBA e especialista em conservação de monumentos e sítios, Paulo Ormindo David de Azevedo.  A comissão selecionou e organizou a realização, dentro da programação do evento, de 15 mesas redondas, 07 colóquios temáticos, 200 comunicações e a apresentação de 56 projetos de intervenção, com a participação de especialistas de todas as regiões do Brasil e de mais de 15 países. 

Também acontecerão lançamentos de dezenas de publicações de obra relacionada à temática.  Dentro da programação do ArquiMemória acontece ainda o Fórum de Dirigentes Estaduais de Órgãos de Preservação do Patrimônio Cultural, que reúne gestores de órgãos públicos estaduais brasileiros voltados à preservação do patrimônio edificado.  Mais informações pelo e-mail: arquimemoria4@gmail.com ou pelo telefone (71) 3018-3120.