A terceira e última etapa da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) acontece neste sábado (dia 28/09), em todo o Brasil. Em Salvador, as provas serão aplicadas no Instituto de Física da UFBA, no campus de Ondina, para estudantes do Ensino Médio e 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de 21 municípios baianos. Pela manhã, será realizada a prova experimental e à tarde, a prova teórica.
Para esta 3ª fase, 189 estudantes baianos foram classificados entre os 2.600 que fizeram a 2ª Fase. Foram inscritos 30 mil estudantes baianos na 1ª Fase, de um total de 450 mil em todo Brasil. A lista com nomes dos classificados e os locais de aplicação encontra-se em www.obfba.fis.ufba.br.
A OBF é uma realização da Sociedade Brasileira de Física, com apoio do CNPq. Na Bahia, essa Olimpíada é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFBA, em parceria com as quatro universidades estaduais, a UFRB e a UNIVASF. Além de promover desafios, a OBF tem os objetivos de despertar e estimular o interesse pela Física, aproximar as universidade do Ensino Médio e Fundamental e identificar estudantes talentosos em Física, estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.
A OBF também seleciona e prepara as equipes brasileiras que participam de duas Olimpíadas Internacionais de Física, a Olimpíada Iberoamericana de Fisica (OIbF), e a International Physics Olimpiad (IPhO). O Brasil tem se destacado nessas duas olimpíadas, conquistando medalhas em todas as edições e atualmente é o País da América Latina com mais premiação.
Outras informações podem ser obtidas com a coordenadora estadual da OBF, a professora do Instituto de Física da UFBA, Maria das Graças Martins, pelo telefone (71) 3283-6610 ou nos sites da OBF na Bahia e no OBF Nacional .