Contribuir para melhorar o trânsito da cidade e facilitar a mobilidade entre os universitários, foi com esse objetivo que três estudantes da UFBA - André Argôlo e Carlos Strand de Ciência da Computação e Carolina Costa de Engenharia de Produção – desenvolveram um aplicativo online que oferece caronas e partilha corridas de táxi em Salvador. Batizado de “Vumbora,” a ferramenta tecnológica localiza pessoas com caminhos em comum e possibilita a interação entre aquelas que desejam dividir o custo desse deslocamento.
O aplicativo funciona em qualquer aparelho que tiver acesso à internet e estará disponível para download em meados de dezembro. No momento, os estudantes estão construindo o seu banco de dados e aguardam o cadastro dos interessados no site www.vumborajunto.com. Qualquer pessoa poderá se cadastrar para o uso do aplicativo, no entanto, inicialmente a ferramenta só estará acessível para alunos da UFBA. “Temos a intenção de disponibilizar o aplicativo para toda a cidade, mas cada coisa tem seu tempo. Achamos importante sentir primeiro a aceitação dos estudantes”, explica Carolina, idealizadora do programa.
Para utilizar o aplicativo é necessário que o usuário tenha cadastrado o seu perfil, informe seu trajeto, o horário que pretende sair, se vai de carro, quer carona ou deseja dividir um táxi. Para os motoristas, há também a opção de informar se quer contribuição com a gasolina, a partir daí será realizado um cálculo com base no gasto do combustível e alguns desgastes do carro para oferecer um valor justo pela carona. Com essas informações disponíveis, os usuários podem conferir qual perfil mais se adequa ao seu interesse e então enviar um convite de compartilhamento de trajeto.
Há ainda a possibilidade de integração com o Facebook, que ajuda a filtrar a busca através do seu círculo de amizade. O usuário também pode criar seu próprio evento no aplicativo e convidar quem quiser para uma festa, viagem ou o programa que desejar, contando da mesma forma com o compartilhamento de transporte. Além do benefício mútuo para motoristas e passageiros, a idéia ajuda a diminuir o tráfego de veículos nas ruas da cidade e consequentemente, a desobstruir o trânsito.