Numa parceria entre a Universidade Federal da Bahia e a Universidade de Lisboa (Museu Nacional de História Natural e da Ciência), o Professor do Instituto de Biologia da UFBA, Lázaro Benedito da Silva, encontra-se em Portugal para realizar visitas técnicas às instituições portuguesas detentoras de materiais produzidos a partir de madeiras obtidas no Brasil, durante o período colonial (século XVIII e XIX).
O objetivo é buscar a identidade destas madeiras, fazendo uma comparação com aquelas existentes no acervo histórico da Xiloteca Professor José Pereira de Sousa do Instituto de Biologia da UFBA. O objetivo é da pesquisa é diminuir as dúvidas existentes, há mais de dois séculos, sobre as madeiras exportadas para Portugal e colaborar na melhoria e crescimento da xiloteca, além de fortalecer o intercâmbio entre as duas Universidades.
O professor Lazaro está realizando análises dessas madeiras históricas, em busca do patrimônio exportado do Brasil; entrevistas com coordenadores e curadores de museus, xilotecas e outros locais de guarda das esculturas e monumentos em Lisboa, Porto e Coimbra. Além disso, busca conhecer diferentes formas de conservação deste patrimônio (coleções), a fim de subsidiar as coleções históricas e nativas existentes no acervo da Xiloteca PJPSw da UFBA.