Início >> Ufba Em Pauta >> Entrega do Honoris Causa emociona na Reitoria da UFBA

Entrega do Honoris Causa emociona na Reitoria da UFBA

.

O reitor Paulo Miguez, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) fez a entrega dos títulos de Doutor Honoris Causa aos juristas Albie Sachs, sul-africano, e Jan De Groof, belga, ambos defensores dos direitos humanos. A solenidade ocorreu, na sexta-feira (12), no salão nobre da Reitoria e foi cercada de momentos de muita emoção.

O primeiro deles se deu quando o laureado Sachs, de 91 anos, tomou para si o microfone e, de pé, cantou o Hino da União Africana, na abertura da sessão. Logo depois foi tocado o Hino Nacional. O segundo veio, minutos depois, no discurso do reitor que recordou um episódio, ocorrido em Maputo, capital de Moçambique, envolvendo os dois, que residiam naquela cidade.

“Sachs se preparava no dia 7 de abril de 1988 para ir à praia, e, nesse dia terrível, sofreu um atentado que lhe roubou um braço e um olho. O atentado aconteceu a 200 metros de minha casa. Deu para ouvir a explosão. Isso foi há 37 anos e eu nunca mais tinha visto Albie. Eu sabia dele, claro, mas, vocês bem podem imaginar a minha alegria quando nos encontramos depois de todo esse tempo”, celebrou Miguez.

Para o reitor, Sachs pagou um preço alto por defender os direitos humanos e o combate ao racismo, situações que permeiam todos aqueles que dedicam uma vida para combater a desigualdade e a violência, dois males que retardam os projetos de emancipação em vários países. “Ambos homenageados escolheram o campo do direito para defender a liberdade, a igualdade, a adversidade o que não é fácil”, reconhece Miguez.
Segundo o reitor, a vocação de liberdade que tem o ser humano precisa ser amparada, acolhida. “O professor De Groof me encantou ao se apresentar como militante dos direitos humanos a partir da Educação, algo que poucos se lembram de ser um direito. Certamente esse mundo será muito melhor, professor”, afirmou Miguez.

Carlos Ratti, professor da Faculdade de Direito da UFBA é o autor da proposta para outorgar o título de Doutor Honoris Causa a Sachs e de Groof, ambos aceitos por unanimidade pelo Conselho Universitário da UFBA.
A mesa do evento contou com as presenças do reitor Paulo Cesar Miguez; o vice-reitor Penildo Filho; o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas; A diretora da Faculdade de Direito da UFBA, Mônica Aguiar; e o professor Carlos Rattis. Os dois laureados também compuseram a mesa.