
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) lamenta o falecimento do ex-reitor José Rogério da Costa Vargens e decreta luto oficial de três dias. Ele que esteve à frente da Reitoria da instituição no período de 1988 a 1992. O velório será realizado nesta terça-feira (23) e o sepultamento ocorrerá às 15h, no Cemitério do Campo Santo.
Engenheiro civil, graduado pela Escola Politécnica da UFBA, Vargens atuou por 22 anos na Universidade, assumindo desafios institucionais no período pós-ditadura, quando a UFBA enfrentava um processo de reorganização. Lotado no Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais da Escola Politécnica, unidade da qual foi diretor entre 1980 e 1984, o professor também coordenou o Colegiado do Curso de Engenharia de Minas no período de 1977 a 1979.
A atuação de Vargens fora da Universidade foi igualmente marcada pelo compromisso com a educação. Ele presidiu o Conselho Estadual de Educação da Bahia entre 1998 e 2002, tendo sido relator de pareceres relevantes, inclusive em processos de credenciamento de instituições como a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), contribuindo para debates sobre a expansão e a regulação do ensino superior no Brasil.
A UFBA expressa as suas mais sinceras condolências aos colegas, amigos e à família do reitor Rogério Vargens.