Os cursos de Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Humanidades, Artes, Ciência e Tecnologia e Saúde promovem de 30 de outubro a 02 de novembro, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Campus Ondina o 1º Encontro Nacional dos Estudantes de Bacharelado Interdisciplinar (Enebi). O Encontro tem como objetivo discutir os desafios desta modalidade de graduação, a União Nacional dos Estudantes, juntamente com as UEE’S e os Centros Acadêmicos dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar.
“A ideia do evento é levantar demandas que estudantes têm colocado nos últimos anos como dificuldades a serem enfrentadas na consolidação dos BIs, em todo o país, e também discutir como a formulação pedagógica desses cursos pode contribuir para avançar na construção de uma nova universidade com uma nova proposta curricular”, informou o diretor de Universidades Públicas da UNE, Iago Montalvão.
Na pauta do encontro estarão ainda temas como os desafios do acesso, da permanência e da qualidade, as dificuldades e os avanços que os Bacharelados Interdisciplinares apresentaram nos seus poucos anos de existência, sua referência enquanto novos modelos curriculares e a interdisciplinaridade que se soma ao debate acerca da Reforma Universitária, proposta pela UNE.
Dentro da programação destaca-se atividade cultural de abertura com a presença Ministro da Educação e o Governador da Bahia, lançamento dos livros, conferência de abertura com o secretário do ensino superior Paulo Speller – MEC, mesa redonda: BI pelo Brasil: resultados, desafios e expectativas, a mostra “Contribuição Interdisciplinar pelo Brasil” - Pesquisa, Extensão, Oficinas, Performances” além de debates e conferências. Para ver a programação completa, acesse: www.enebi.ufba.br