Estudantes concluintes e egressos da UFBA, nas áreas de Saúde, Educação e Ciências Sociais podem inscrever-se para concorrer à bolsa de mestrado na Noruega. A bolsa integral é oferecida pela Oslo and Akershus University College of Applied Sciences, terá início no ano acadêmico de 2014 e contempla os seguintes programas: Programa de Pós-Graduação em Bem Estar Social Internacional e Políticas da Saúde destina-se aos estudantes concluintes em 2013.2 e egressos da UFBA nas áreas de saúde e bem-estar social e/ou ciências sociais aplicadas, que tenham experiência comprovada de pelo menos dois anos nas áreas em questão e o Programa de Educação Multicultural e Internacional da Faculdade de Educação e Estudos Internacionais que tem o objetivo de proporcionar um maior conhecimento e competência na área de educação, com foco na escola multicultural norueguesa e trabalhos relacionados com a educação e desenvolvimento em um contexto internacional e destina-se aos estudantes concluintes em 2013.2 e egressos da UFBA licenciados nas áreas de educação ou das ciências sociais.
Todos os interessados precisam ter o nível intermediário como o mínimo de conhecimento da língua inglesa. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas na Assessoria para Assuntos Internacionais, no Palácio da Reitoria, Canela, até às 12h do próximo dia 22/11, de novembro de 2013, nos seguintes horários: segundas, quartas e sextas-feiras das 08 às 12h e terças e quintas das 14 às 17h.
Documentos
Os interessados deverão comparecer munidos dos seguintes documentos exigidos pelo programa (original e cópia), para serem conferidos e validados pela AAI no momento da inscrição: histórico escolar oficial; carteira de identidade; CPF; certificado de proficiência em língua inglesa (TOEFL - mínimo de 550/em papel ou 213/computer-based ou IELTS – com escore mínimo 6,0) e os documentos que comprovem os dois anos de experiência na área de assistência social ou experiências relacionadas com a área de saúde, atendendo aos pré-requisitos do programa em Bem Estar Social Internacional e Políticas da Saúde.
Seleção
A seleção e a classificação serão realizadas em três etapas:
- 1ª etapa: avaliação por mérito, considerando-se o maior Coeficiente de Rendimento (CR) do aluno, e o maior escore de proficiência em língua inglesa. Em caso de haver empate de CR e de proficiência dos candidatos, aplicar-se-ão em ordem decrescente os seguintes critérios até haver desempate: menor número de reprovações; maior idade; e sorteio na Assessoria para Assuntos Internacionais da UFBA em presença dos assessores e do chefe do gabinete da Reitora. A partir daí, serão classificados quatro candidatos para cada programa, dentre as inscrições validadas, que passarão para a segunda etapa do processo.
- 2ª etapa: de caráter eliminatório, que será realizada em língua inglesa na AAI no dia 26/11, onde serão avaliados domínio da língua inglesa; capacidade de comunicação; objetividade; clareza de argumentação; e persuasividade e pertinência às questões da entrevista.
A comissão avaliadora composta por um professor doutor de língua inglesa do Departamento de Línguas Germânicas (ILUFBA) e pelos representantes da Assessoria para Assuntos Internacionais indicará dois candidatos para cada programa de mestrado, cabendo a terceira e última etapa do processo (seleção de um candidato para cada programa) à Oslo and Akershus University College of Applied Sciences.
A divulgação do nome dos selecionados estará disponível no site da AAI, em 27 /11/2013.