Contemplado com o Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander, o aluno do curso de Direção Teatral da UFBA Eduardo Machado assina a encenação do espetáculo Braseiro na cidade de Évora, em Portugal. Este trabalho é resultado da atividade extracurricular que consiste na formação do Faísca, um grupo de teatro criado a partir da necessidade da prática artística cênica em coletivo. No elenco da peça estão André Susano, Fábio Vaz, Filipa Tomé e Inês Sacchetti, alunos do Curso de Teatro da Universidade de Évora.
A peça, com texto escrito pelo dramaturgo brasileiro Marcos Barbosa, apresenta "uma família de pequenos sitiantes que precisa decidir entre colocar a própria vida em risco e salvar um dos filhos ameaçado de morte". O trabalho contou com a orientação do Prof. Tiago Porteiro, da Universidade de Évora, e foi acolhido por A Bruxa Teatro – associação cultural dedicada à criação e produção teatral há 10 anos, em Évora – , que cedeu o teatro para ensaios e apresentações, além de todo o suporte técnico disponível no espaço. As apresentações acontecerão entre os dias 26 e 29 de julho de 2012.
Graças ao intercâmbio, além deste trabalho, Eduardo Machado atuou como assistente de encenação nos espetáculos T1 e Onde Vamos Morar, textos escritos pelo dramaturgo português José Maria Vieira Mendes, apresentados pelos alunos do 2ºano de Teatro da Universidade de Évora, tendo como encenadora a Profa. Ana Tamen.