O ex-professor substituto do Instituto de Física e Mestre em Física de Sólidos e Materiais pelo Programa de Pós Graduação em Física da UFBA, José Luis Lima de Jesus Silva, foi o primeiro colocado entre mais de 60 candidatos do mundo para a realização do PhD na tradicional Uppsala University, localizada na Suécia. Selecionado num processo internacional super competitivo e baseado nas suas qualidades acadêmicas.
A Uppsala University detém 15 afiliados que foram laureados com o Prêmio Nobel, dos quais 3 foram agraciados com o Prêmio Nobel de Física. Os recém laureados são convidados à Uppsala em conexão com o banquete Nobel, em Estocolmo, e realizam palestras Públicas. José Luis realizou seu Mestrado no Laboratório de Propriedades Óticas (LaPO) do Instituto de Física da UFBa e sua pesquisa tem como foco a simulação computacional e o desenvolvimento de materiais fotocatalíticos para produção e armazenamento eficiente de hidrogênio.
De acordo com o José Luis, “o desenvolvimento de novas tecnologias que proporcionam a produção de energia renovável tem sido considerado um dos desafios científicos mais importantes do século XXI, dado o aumento progressivo do consumo de recursos não renováveis e os problemas ambientais ocasionados pela utilização de combustíveis fósseis em larga escala. O hidrogênio tem sido destacado como uma promessa para atender a essas exigências, pois é o elemento mais abundante na terra e exibe cerca de três vezes a densidade de energia associada com os combustíveis fósseis”.
Na Suécia, o foco dele será o estudo teórico das reações de oxidação da água e redução do CO2 durante a produção de combustível solar. O trabalho em Uppsala University tem uma duração de quatro anos e será realizado em estreita colaboração com grupos experimentais, visando o desenvolvimento de novas metodologias de Espectroscopia Síncrotron no estudo de materiais energéticos.
José Luis é também foi selecionado para o PhD em Física no INRS (Institute National de la Recherche Scientifique) localizado no Canadá e primeiro colocado no Doutorado em Geofísica da UFBA. O pesquisador do CNP também realiza Doutoramento em Geofísica Aplicada na Universidade Federal da Bahia, foi professor substituto no Departamento de Física da Terra e do Meio Ambiente da UFBA , tem experiência com simulação computacional de nanoestruturas moleculares, sólidos, superfícies e materiais utilizando a Teoria do Funcional da Densidade e Transporte Quântico e é programador em ShellScript, C, C++ e Fortran.