Pais, professores e alunos vibraram com a cerimônia de Premiação da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. Foram premiados aproximadamente 32 alunos de instituições estadual e federal num ambiente de muita alegria, expectativa e satisfação. A premiação que acorreu no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, no último dia 7, teve como abertura a palestra Uma “Viagem Micro(Nano)scópica ao Nosso Cotidiano”, ministrada pelo Professor do Instituto de Física da UFBA, Antonio Ferreira.
O professor Ferreira, que foi indicado para cátedra em Harvard, falou de temas relacionados ao estudo de Física e de sua importância para o cotidiano, como a pesquisa científica e tecnológica, células solares, energias alternativas e as partículas pequenas, as quais estão se tornando um dos alicerces da Física Contemporânea com as suas inúmeras aplicações.
No evento estavam presentes figuras importantes para a OBFPE, como Maria das Graças Reis Martins, Jose David Mangabeira Vianna ambos coordenadores nacionais das olimpíadas, professores e o vice-diretor do Instituto de Física da UFBA, Alberto Brum Novaes que, em uma das suas falas afirmou que “é preciso que as pessoas percam o terror sobre a Física, a Física é natureza é o estudo de propriedades”.
Para o aluno Jerfeson Gabriel Ferreira Silva, um dos premiados OBFEP 2012, a olimpíada é uma inspiração para sua futura carreira acadêmica. “Um passo que devo continuar seguindo”, afirmou. Na época em que ganhou a Olimpíada, Jerfeson tinha 13 anos e cursava o 9º ano do ensino fundamental no Colégio Estadual de Tanque Novo, no Sudoeste do Estado da Bahia. Além de suas atividades escolares Jerfeson se reunia duas vezes durante a semana com alguns colegas para discutir questões referentes à prova das olimpíadas.