Início >> Ufba Em Pauta >> Arqueólogos da UFBA realizam escavações na Chapada Diamantina

Arqueólogos da UFBA realizam escavações na Chapada Diamantina

Material coletado está em fase de análise

 

Uma equipe de pesquisadores do Departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) realiza escavações na Serra das Paridas – sítio arqueológico no município de Lençóis, a 472 km de Salvador, desde o último mês de setembro e já coletou vestígios orgânicos - fragmentos de ossos de pequenos animais, como roedores e aves, além de caramujos, conhecidos como gastrópodos que já estão sendo analisados.  Entre o material coletado também foram descobertos vestígios inorgânicos em que apareceram objetos lascados, produzidos, provavelmente, para confecção de instrumentos de uso diário, em arenito (pedra) local. 

As atividades integram o projeto “Circuitos Arqueológicos” da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), realizado graças a convênio entre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e o departamento de Antropologia da Ufba, em parceria com 12 prefeituras da Chapada Diamantina (Iraquara, Lençóis, Morro do Chapéu, Palmeiras, Wagner, Seabra, Boninal, Ibicoara, Piatã, Mucugê, Andaraí e Utinga). Criado em 2010, os ‘Circuitos’ propõem ações de desenvolvimento econômico sustentável para municípios dessa região central da Bahia, a partir de roteiros culturais e naturais. Depois das pesquisas, todo o material coletado retornará ao município.  

“Separamos a parte central do sítio em 13 quadras, de 1m x 1m cada uma, retirando as camadas de óxido ou tinta que reveste os materiais”, diz o coordenador técnico do projeto e professor da UFBA, o arqueólogo Carlos Etchevarne. A equipe organiza e numera os objetos, higienizando, fotografando e indexando o material coletado. “Depois os descrevemos com características, como, no caso das peças líticas (pedras), o tipo de lascamento, retoques, locais, bordas e fragmentos”, relata o especialista. A Serra das Paridas também detém acervo de pinturas rupestres que, em geral, representam animais quadrúpedes, vegetais, formas geométricas e humanas, feitas com pigmentos vermelhos e amarelos. Um vídeo sobre a escavação está à disposição de interessados no Youtube.  

 

 

Com informações da Ascom IPAC