Movidas pela inquietude perante as injustiças observadas no cotidiano das vida brasileira e estimuladas pelo desejo de compartilhar saberes e trocar experiências além dos muros da Universidade, alunas do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e da graduação em Teatro da UFBA sobem, novamente ao palco do Teatro do IRDEB neste domingo (17 de março), às 19h, para apresentar a peça "Até Quando?". A proposta desse iniciativa idealizada pela Profa. Constantina Caputo é construir coletivamente a luta pela garantia dos direitos sociais assegurados pela Constituição Federal de 1988. O ingresso será 1Kg de alimento.
O espetáculo, que tem o apoio do Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Superior (SESu), é realizado pelo Programa Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, Instituto de Humanidades, Artes e Ciência (IHAC) e Pró-Reitoria de Extensão, como Atividade Curricular em Comunidade, e propõe as seguintes reflexões: até quando ficaremos de braços cruzados? até quando viveremos oprimidos? até quando ficaremos nos lamentando? até quando iremos pensar que o problema do vizinho não é nosso? até quanto iremos deixar as coisas como estão?
A proposta, então, de dramatizar a realidade se deve à crença no caráter lúdico, transformador e mobilizador da arte, segundo informa Constantina Caputo, acrescentando que o teatro permite a dramatização de situações vivenciadas no cotidiano que expressam os problemas, necessidades e demandas da população que vive, trabalha, estuda, organiza-se e luta por acesso aos serviços de saúde e pela melhoria de suas condições de vida. O trabalho tem roteiro construído coletivamente e é dirigido por Taína Soares e Vica Hamad.