O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Climério de Oliveira da UFBA recebeu o Certificado de Excelência em Bancos de Leite, na Categoria Ouro, que reconhece o padrão de qualidade do serviço. O prêmio, concedido pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano com o patrocínio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz, é entregue aos bancos que seguem padrões nacionais no manejo do aleitamento, levando em consideração a coleta, pasteurização e distribuição.
A premiação foi recebida pela médica neonatologista Sandra de Farias, coordenadora do BLH de Salvador, em evento realizada em Feira de Santana, no último dia 11 de novembro, que reuniu representantes dos outros cinco bancos de leite do Estado. “Além de todo profissionalismo da equipe envolvida, trabalhamos com cuidado e muito amor, valorizando a vida desses pequeninos que serão alimentados graças as atividades do Banco de Leite. O prêmio reconhece este trabalho e nos motiva cada vez mais", comemorou.
A unidade recebeu 93 pontos, garantindo-lhe o título. Na categoria prata a pontuação varia entre 80 e 89 pontos, e bronze de 70 a 79 pontos.
Voltado a recém-nascidos
O Banco de Leite da Maternidade Climério de Oliveira existe desde junho de 2001 para atender aos recém-nascidos prematuros e/ou doentes internados na UTI da unidade, que não podem ser amamentados pelas próprias mães. Um total de 14 profissionais trabalham no setor, que também conta com a parceria do Corpo de Bombeiros nas coletas residenciais do Leite Humano, através do projeto Bombeiro Amigo.
Nos últimos dez meses, o BLH da Climério de Oliveira contou com a sensibilização de 102 mães doadoras cadastradas e aproximadamente outras 1200 que estiveram internadas na unidade hospitalar, beneficiando 293 crianças com o Leite Humano doado.