O Brasil conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata na 2ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP), realizada de 20 a 28 de julho, na cidade de Salvador. Daniel Santana Rocha, do Rio de Janeiro (RJ), e Murilo Corato Zanarella, de Amparo (SP), obtiveram as medalhas de ouro, com 41 pontos cada um, a maior pontuação da competição. Daniel Lima Braga, de Eusébio (CE), e Victor Oliveira Reis, de Recife (PE), conquistaram as medalhas de prata, com 40 e 38 pontos, respectivamente.
Com este resultado, o Brasil ficou, pelo segundo ano consecutivo, com a primeira posição na classificação geral por países, com 160 pontos, seguido pela equipe de Portugal, que obteve 149 pontos.
Este ano participaram da olimpíada as delegações de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, representados por equipes de quatro estudantes de até 18 anos, totalizando 28 competidores. Como na edição anterior da Olimpíada de Matemática da CPLP, todos os países participantes receberam medalhas.
Para a coordenadora geral do evento, Luzinalva Miranda de Amorim, os resultados gerais da competição foram positivos. “Ficamos muito contentes com os resultados alcançados. Todos os países participantes foram premiados, o que sem dúvida reflete o esforço e dedicação de todos os estudantes e professores dos países envolvidos e demonstra que as metas propostas foram atingidas”. O evento tem sua próxima edição agendada para julho de 2013, na cidade de Maputo, em Moçambique.
A olimpíada é um concurso que faz parte de uma estratégia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo como objetivos fortalecer e estimular o estudo da matemática, contribuir para o desenvolvimento científico da comunidade, detectar jovens talentos e incentivar a troca de experiências entre os países lusófonos.
A olimpíada
Durante as provas, realizadas individualmente nos dias 24 e 25, os estudantes tiveram quatro horas e meia, em cada dia, para resolver três problemas de matemática, propostos pela banca e selecionados pelo júri internacional, formado pelos líderes dos países participantes. Os problemas abrangeram disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. Como parte das atividades do evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer aspectos históricos, culturais da Bahia.
A equipe brasileira foi selecionada por meio da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário nas instituições públicas e privadas de todo o país.
Promovida conjuntamente pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a olimpíada contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Fundação do Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Matemática (INCT-Mat).
Para outras informações, os interessados devem acessar o site www.2omcplp.com.br ou solicitar os informes da secretária da OBM, Nelly Carvajal, pelo telefone (21) 2529-5077 ou pelo e-mail obm@impa.br.