Mais uma vez, um veículo montado pelo Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da UFBA participa de competições em pistas de corrida. Desta sexta-feira (08/11) até domingo (10/11), o carro Baja da Equipe Carpoeira participa da Fórmula Baja que acontece no estádio de futebol de Camaçari. O Baja é um carro fora-de-estrada, assim como acontece no Fórmula SAE, os aluno têm que projetar e construir um carro monoposto, para uma só pessoa de uso em pistas não pavimentadas e leva-lo à competição. A equipe Carpoeira participa de duas competições anuais: a Baja SAE Nordeste e a Baja SAE Brasil.
Nesta competição há provas estáticas e as dinâmicas. As provas estáticas precedem as dinâmicas porque nelas são avaliados o projeto e aspectos de segurança, os carros que forem reprovados em algumas provas estáticas não podem participar das provas dinâmicas. Dentre as provas dinâmicas se destacam as provas de tração e suspensão, aceleração e frenagem e o enduro, que é a prova final. Após essa prova regional, o carro montado pela equipe Carpoeira participa de mais duas competições: a Baja SAE Nordeste e a Baja SAE Brasil, em São Paulo.
O grupo multidisciplinar KRT é formado por estudantes e professores dos cursos de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica e de Design da Escola de Belas Artes da UFBA. O objetivo do projeto é despertar o interesse dos alunos em desenvolver seus próprios projetos para o aprofundamento dos estudos, aplicando os conhecimentos na construção de um objeto. É possível conhecer mais sobre os projetos realizados pelos estudantes nos vídeos: http://youtu.be/TPt7QobRlYc e https://www.facebook.com/carpoeira