O diretor de cinema e professor aposentado da Faculdade de Comunicação da UFBA, Guido Araújo, será homenageado em uma sessão especial, hoje (07/10) às 15h, na Sala de Exibição Cinematográfica Roberto Pires, da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), na Praça da Sé. Além da exibição do curta “Feira da Banana” (1972) – um dos filmes que formam a trilogia do recôncavo –, será realizada uma mesa redonda com a presença do cineasta, para discutir a obra e a trajetória das Jornadas de Cinema da Bahia nos anos 70.
A iniciativa, que conta com o apoio da ABI, é da professora da UNEB, Izabel de Fátima Cruz e da professora Laura Bezerra, coordenadora do Cineclube Guido Araújo, que funciona no Cecult-UFRB, no campus de Santo Amaro. Mais informações pelo e-mail: abi.site@hotmail.com e telefone: (71)3322-6903.
Guido Araújo
Há mais de cinco décadas lutando e contribuindo para a afirmação da cultura na Bahia e no Brasil, Guido Araújo é uma força viva do cineclubismo e do cinema nacional. Sua trajetória foi iniciada em junho de 1950, quando participou da primeira sessão do Clube de Cinema da Bahia, fundado por Walter da Silveira. Formador de gerações de cineastas baianos, Guido idealizou e sustentou por 39 edições a Jornada Internacional de Cinema da Bahia, que se tornou um dos acontecimentos cinematográficos mais importantes do país, dando visibilidade aos filmes de curta metragem e às produções locais.