Nesta Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia que é o primeiro banco de leite humano da Bahia, reforça a necessidade de doações para seu banco de leite. O banco – que tem como slogan “leite materno é vida que você carrega no peito. Doe seu leite, ele pode salvar vidas” – precisa de doações, pois apenas 42 pacientes foram cadastradas como voluntárias em um período de seis meses, beneficiando 186 crianças no mesmo período.
As doações servem para atender aos recém-nascidos prematuros e/ou doentes internados na UTI da unidade, que não podem ser amamentados pelas próprias mães. O trabalho é feito através de orientações às mães e família, identificação de doadoras, realização de coletas, exames para controle da qualidade, pasteurização e armazenamento do leite doado.
Segundo a diretora da maternidade, a médica Mônica Neri, “a amamentação é a melhor forma de proporcionar ao recém-nascido os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável. Além disso, a amamentação também oferece vantagens para a mãe como redução do sangramento após o parto, diminuição do risco de desenvolver diabetes e cânceres de mama, ovário e útero, além de ajudar na redução do peso".