O relatório final dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão Milton Santos de Memória e Verdade (CMSMV) será entregue à Reitora Dora Leal Rosa 14h30 da próxima segunda feira (18/08), no Gabinete do Reitor, no Palácio da Reitoria, no Canela. O documento incorpora também o relatório da Comissão de Memória e Verdade Eduardo Collier, instituída pela Faculdade de Direito para investigar os fatos ocorridos especificamente naquela Unidade de Ensino.
A Comissão Milton Santos foi instituída pelo Conselho Universitário em outubro de 2013 com o objetivo de recolher documentos e depoimentos necessários para contar o que se passou na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a cerca de violações dos direitos humanos e das liberdades individuais, entre 31 de março de 1964 e 05 de outubro de 1988. A decisão do CONSUNI decorreu da instituição, em maio de 2012, da Comissão Nacional da Verdade (CNV), criada pelo Congresso Nacional, por meio da Lei 12.528/2011.
O Presidente da Comissão Milton Santos, professor Othon Jambeiro, agradece à colaboração de vários órgãos da UFBA para a conclusão dos trabalhos. Entre eles, destaca a TV UFBA, responsável por gravar todos os depoimentos, editá-los e disponibilizá-los para acesso público no YouTube; a Coordenação de Arquivos que montou uma força tarefa para a busca de documentos; a Faculdade de Comunicação que cedeu seu auditório para as oitivas e a EDUFBA que se encarregou da criação da capa, produção editorial e impressão do relatório final.
Mais informações sobre os trabalhos realizados pela Comissão da Verdade da UFBA estão disponível no site http://www.comissaoverdade.ufba.br/node/32.