.
Uma grande mobilização da população em torno de reuniões e audiências em ambientes lotados marcou as atividades da Comissão de Implantação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), durante a viagem que realiza desde o último dia 09/04, pelos cinco municípios onde serão instalados os campi da nova instituição de ensino superior – Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Barra, Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa. Seguindo a programação, a comissão que é presidida pelo professor Rogério Bastos Leal, vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) discutiu temas relacionados à criação da instituição com autoridades, representantes das comunidades locais, além de políticos como prefeitos e o deputado federal Arthur Maia que é o relator do Projeto de Lei de criação da UFOB (PL 2204/2011), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, em Brasília.
As discussões realizadas nos últimos dias serviram de subsídio para o deputado federal Arthur Maia apresentar seu parecer final sobre a UFOB, na reunião da CCJ que aconteceu na segunda-feira (15/04), na Câmara Federal. A matéria seguirá para votação no plenário da Casa e a tramitação do projeto de lei de criação da UFOB pode ser acompanhada com acesso ao áudio e vídeo no site das comissões do Portal da Câmara. Depois o projeto seguirá para apreciação no Senado.
Por sugestão da Comissão de implantação, o deputado propôs emenda para substituição do acrônimo “UFOBA” por “UFOB” em todo o projeto de lei. A expectativa dos integrantes da comissão é que a nova universidade já esteja apta a realizar sua primeira seleção de estudantes para 35 cursos de graduação, no segundo semestre de 2014. Até 19 de abril, a comissão continua no oeste da Bahia, visitando áreas e conhecendo projetos experimentais que são desenvolvidos nos municípios e poderão ter o apoio da UFOB.
Veja imagens das atividades da Comissão de Implantação da UFOB, no álbum de fotos da Fan Page da UFBA em Pauta.