Os projetos de lei que criam mais duas universidades federais na Bahia – Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) foram sancionados na tarde de ontem (05/06), pela presidente Dilma Roussef. A cerimônia de assinatura dos documentos aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília com a presença de várias autoridades como o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o governador da Bahia, Jaques Wagner e a Reitora da Universidade Federal da Bahia, professora Dora Leal Rosa, pois a UFBA é a tutora no processo de implantação das duas novas instituições de ensino superior.
A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) terá sede em Barreiras, com campi nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Barra, Santa Maria da Vitória e Luís Eduardo Magalhães. A expectativa é receber estudantes no segundo semestre de 2014, oferecendo 2.220 vagas para os Bacharelados Interdisiciplinares (BI) com a expectativa de ampliar para 13.420 vagas em 2020. Por sua vez, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), cuja sede será em Itabuna com campi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas, oferecerá 3.000 vagas para os BIs, também para o segundo semestre de 2014 e pretende chegar ao total geral de matrículas de 13.200 estudantes regulares de graduação e pós-graduação, em 2020.
As duas novas instituições de ensino superior trarão desenvolvimento cultural e econômico para o entorno de seus campi, devido à chegada de professores, técnicos e estudantes para viver na região. De acordo com a presidente Dilma, a criação das novas instituições é parte do processo de "interiorização" do ensino superior no País.
(Foto: Roberto Stuckeert/SIP)